Balança Comercial goiana encerra novembro com superávit em US$ 239,9 milhões

A soma dos negócios da balança comercial de Goiás em novembro de 2019, somando-se exportações e importações, chegou aos US$ 900,9 milhões. Foram exportados US$ 570,4 milhões, enquanto as importações somaram US$ 330,5 milhões, sendo que, nos produtos goianos vendidos para o exterior, o destaque ficou nas vendas de carnes e dos complexos soja e milho, perfazendo o saldo de US$ 239,9 milhões , que embora tenha sido menor continuou mantendo-se superavitário pelo 71º mês consecutivo.

As razões para os resultados e demandas alcançados em novembro foram principalmente a queda nas cotações internacionais, a disparada do dólar e a guerra comercial entre Estados Unidos e China. Somou-se a isto, com reflexos diretos e positivos nos negócios, o aumento de 100% registrado nas vendas da carne suína, em decorrência da peste que assolou o rebanho chinês no período.

Exportações

A lista dos exportados somou 357 produtos destinados a 120 países. Mais uma vez o agronegócio deu o peso positivo nas exportações de Goiás, com destaque para a China, tradicional parceira nos destinos dos produtos goianos. Entre os produtos de destaque figuraram as carnes, 26,15% do total exportado, com predomínio das bovinas e aves, que totalizaram US$ 149,1 milhões em vendas.

Ainda com o aumento da procura pelas carnes, especialmente a carne bovina, que totalizou US$ 149 milhões (26,15%); os grãos, especialmente a soja e o milho, mantiveram seu protagonismo em alta junto aos mercados internacionais. Os resultados apurados nos negócios com o Complexo Soja alcançaram US$ 125 milhões (21,99%); o Complexo Milho com US$ 95,7 milhões (16,78%) e Ferroligas, com US$  77,3 milhões (13,56%), renderam à balança comercial goiana, em novembro, US$ 298,4 milhões, e  deram o tom dos negócios em Goiás com 52,33% das vendas para o mercado externo, principalmente para a China. Em seguida aos países de destino dos produtos goianos Países Baixos (Holanda), Coreia do Sul, Espanha, Japão, Reino Unido, Hong Kong,  Taiwan e Estados Unidos.

Importações

As importações também não saíram ilesas da tendência de quedas de preços e volumes de negócios, todavia tendo registrado o terceiro melhor índice deste semestre, com US$ 330,5 milhões, embora menor, ainda mantendo-se dentro dos patamares gerais verificados em todos os mercados, todavia tendo-se verificado a menor queda do semestre na comparação com outubro ( 8,74%).

Foram importados  1.360 produtos de 66 países, com predominância para produtos destinados ao polo farmacêutico, que fechou um montante de US$ 88 milhões em produtos importados (26,75% do total). Seguiram-se os  Adubos (fertilizantes), com US$ 75 milhões no total dos negócios (22,76%); máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos com veículos e suas partes (14,79%); veículos automóveis, tratores, ciclos e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios (9,83%), encabeçando o rol das importações.

Municípios Exportadores

Rio Verde liderou o ranking dos municípios que mais exportaram no Estado em novembro de 2019 (15,06%). Dentre os principais produtos exportados destacam-se o Complexo Soja, Complexo Milho, algodão, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes, produtos diversos das indústrias.

Barro Alto, em segundo lugar do total exportado por Goiás (10,74%), destacando-se as Ferroligas. Palmeiras de Goiás aparece em terceiro lugar (8,31%), exportando carnes bovinas; carnes de aves; couros e derivados; outros produtos de origem animal. Destacam-se ainda, Mozarlândia (8,25%), Goiânia (4,55%), Jataí (4,19%), Catalão (3,94%), Anápolis (3,84%), São Simão (3,71%), Itumbiara (3,63%).

Municípios importadores

Anápolis lidera o ranking das importações de Goiás no mês de novembro de 2019 (38,33% do total). Dentre os principais itens importados destacam-se os  Produtos Farmacêuticos;  os químicos orgânicos; Veículos e suas partes; Máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes; Adubos (fertilizantes); Instrumentos e aparelhos de óptica, de fotografia, de cinematografia, de controle ou de precisão; instrumentos e aparelhos médico-cirúrgicos; suas partes e acessórios.

Catalão aparece em segundo lugar do total importado ( 24,27%), destacando-se os Adubos (fertilizantes); Máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes; Veículos e suas partes; Sal; enxofre; terras e pedras; gesso, cal e cimento; Máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e suas partes.

Aparecida de Goiânia aparece em terceiro lugar (9,59%), destacando-se a importação de Produtos farmacêuticos; Instrumentos e aparelhos de óptica, de fotografia, de cinematografia, de medida, de controle ou de precisão; instrumentos e aparelhos médico-cirúrgicos; suas partes e acessórios; Produtos químicos orgânicos; Máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes; Produtos diversos das indústrias.

Destacam-se ainda: Rio Verde (8,35%), Goiânia (6,04%), Cristalina (4,99%), Jataí (1,52%), Barro Alto (1,33%), Senador Canedo (1,25%) e Itumbiara (0,87%).