Pacto Goiás pela Inovação fecha o ano com uma rede consolidada de signatários

Com a união de representantes de instituições de ensino, entidades do setor produtivo, sociedade civil e governo, o grupo tem como foco promover a inovação em Goiás

‌Com presença de diplomatas da área de Ciência do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, Guilherme Fitzgibbon e presidida pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, a última plenária do Pacto Goiás pela Inovação em 2023 foi realizada nesta segunda-feira (11), no Hub Cerrado, com a participação de representantes do setor produtivo, entidades, startups, e instituições de ensino signatárias ao movimento.

O lançamento do AI Summit GO, a ser realizado em maio, a preparação para o Desafio Agro Startup 2024, o mapeamento das iniciativas para interiorização em Goiás, e o estudo de ranking e indicadores de inovação foram algumas das ações desenvolvidas neste ano pelos grupos de trabalho do Pacto e apresentados durante a reunião. Os grupos são divididos em: Inteligência Artificial, Agro Inovador, Evento, Indicadores e Ranking e Inovação no Interior.

O titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, ressaltou o potencial inovador de Goiás, e acredita que a união de forças, das quatro hélices da inovação, por meio do Pacto, levará Goiás ao patamar desejado na área de inovação e tecnologia. “Estou muito animado com o que virá. O que a gente está fazendo aqui é uma construção. Este ano foi de materializar esse Pacto. Juntamos dois movimentos, um da sociedade civil e outro do governo. Conversamos, trocamos experiências, fizemos os primeiros diagnósticos, criamos os grupos de trabalho, e já temos algumas iniciativas concretas. Acho que tudo isso já foi um golaço que a gente marcou neste primeiro ano”, frisou.

O embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, do Ministério das Relações Exteriores, elogiou a iniciativa do governo de Goiás, enquanto indutor, e de todos os membros do Pacto. “Fico impressionado com o que está acontecendo no Brasil e muito animado com o que vocês estão fazendo aqui. Como diz o secretário (José Frederico), o papel do governo é ser o indutor. Então, temos que estar todos juntos, exatamente para evitar que foquemos em políticas de governo. Obviamente, temos que ter política de governo, mas nós temos principalmente que ter políticas de Estado”.

Laudemar Gonçalves falou ainda sobre a importância de o movimento também incluir o Legislativo. “O que nós tentamos fazer dentro do Itamaraty é trabalhar com todos os stakeholders, incluindo a quíntupla hélice: o Congresso, o parlamento. O Legislativo é cada vez mais importante, inclusive para aprovar lei que vai impactar nas nossas ações”, explicou.

Na ocasião, o diplomata da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Guilherme Fitzgibbon, fez a apresentação sobre as ações e contribuições do Itamaraty na internacionalização do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Pacto

O Pacto Goiás pela Inovação foi lançado oficialmente em março de 2023. O movimento reúne entidades e órgãos da chamada quadrupla hélice de inovação, formada por representantes do governo, universidades, empresas e sociedade civil organizada, que, de alguma forma, colaboram para o desenvolvimento do Estado, por meio da ciência, tecnologia e inovação. Hoje, o movimento conta com 70 signatários.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.