Governo de Goiás inicia integração entre laboratórios de inovação no Estado

Evento articulado pelo Observatório de Inovação em Políticas Públicas da Secti reuniu, nesta quarta-feira (20), laboratórios de inovação do Estado a fim de promover colaboração mútua e organizar ações inovadoras em prol do cidadão goiano

O governo de Goiás, por meio do Observatório de Inovação em Políticas Públicas, deu início nesta quarta-feira (20) à integração dos laboratórios estaduais de inovação. Participaram do evento o INOVAJUS, Lab TRE, ENova, LIODS TRT, LIGO e representantes do Ministério Público de Goiás (MPGO), que deve instalar um laboratório em breve. O encontro foi no Hub Goiás, em Goiânia.

O evento, marcado pela diversidade de ideias e pela efervescência do ecossistema de inovação, iniciou-se com o objetivo de proporcionar um espaço de apresentação mútua, permitindo que cada laboratório compartilhasse sua missão, visão e principais projetos. O Observatório de Inovação e o Hub Goiás, unidades da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), têm o papel de promover a integração governamental destas unidades e laboratórios, promovendo o compartilhamento de projetos entre eles e a conexão com o ecossistema de inovação.

Além disso, o Observatório de Inovação em Políticas Públicas tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento das unidades e laboratórios de inovação, promover o intercâmbio e cooperação técnica entre eles, disseminar soluções de inovação, apoiar a transformação digital nos municípios, internalizar e replicar soluções, manter um repositório das soluções inovadoras e apoiar as iniciativas de GovTech promovidas pelo Hub Goiás.

Criado por decreto do governador Ronaldo Caiado, em julho de 2023, o Observatório de Inovação em Políticas Públicas objetiva promover a transformação inteligente e inovadora da gestão dos serviços públicos e do atendimento ao cidadão. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o observatório vai promover avanços nos serviços públicos e no atendimento ao cidadão ao propor soluções inovadoras para diferentes demandas.

“Vamos identificar, através do observatório, os desafios que o Estado vivencia e desenhar políticas públicas que resolvam estas questões e tragam resultados positivos por meio da inovação”, esclarece. Já a superintendente de Transformação Digital da Secti, Vânia Bareicha, diz que o papel do observatório é conversar com as unidades e laboratórios para promover a integração da rede de inovação dentro do Estado, e desenvolver ações de fomento à inovação junto com eles. “Vamos compartilhar projetos, iniciativas e ações que eles estão realizando para que se estruture uma rede de colaboração interna”.

Após as apresentações, os participantes discutiram a criação de uma agenda conjunta, visando colaborações futuras e sinergias entre os laboratórios. A ideia é impulsionar o desenvolvimento sustentável, a formação de talentos e o fomento à ciência e inovação em Goiás. “Vamos fazer um processo de escuta, ver como podemos apoiar o trabalho deles, e entender os problemas que vivenciam, além de dar um panorama para mostrar onde podemos buscar apoio para solucionar os problemas do Estado”, explica Vânia.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás