Laboratório Include é inaugurado em Mozarlândia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), inaugurou o 11º Laboratório Include, no Colégio Estadual Costa e Silva, em Mozarlândia, na Região Noroeste de Goiás. Os Includes são desenvolvidos em parceria com o Instituto Campus Party, com o objetivo de inserir jovens de baixa renda no mundo digital.

Até o fim do ano, serão 26 laboratórios inaugurados em Goiás. Cada Include oferece 75 vagas para cursos de robótica e programação, com metodologia e linguagem de softwares e hardwares, destinados a alunos entre 12 e 20 anos.

Com investimento de R$800 mil, o projeto tem o objetivo de preparar os jovens para o futuro. “Vamos fazer com que os jovens de Mozarlândia, da Região do Vale do Araguaia, do norte goiano, do Nordeste, disputem com todos jovens no Brasil”, pontuou o Governador Ronaldo Caiado.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira compartilha a ideia de que o projeto pode abrir caminhos para o futuro profissional. “É onde a educação abre caminho para vocês acessarem o que há de mais valioso hoje, que é o emprego de tecnologia. O secretário reitera que o Include fomenta o “pensamento computacional” nas crianças, tornando-as aptas para competir no mercado de trabalho.

Atualmente, as cidades goianas contempladas com Laboratórios Include são Alto Paraíso –São Jorge, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Caldas Novas, Catalão, Cavalcante, Cristalina, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Monte Alegre, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, São Luís Dos Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade, Uruana e Valparaíso.

Na solenidade de descerramento da placa, também estavam presentes o deputado federal Glaustin da Fokus; os deputados estaduais Wagner Neto, Francisco Oliveira e Talles Barreto; de Mozarlândia, o vice-prefeito Sebastião Soares e o presidente da Câmara Municipal, vereador Japão; os secretários de Estado coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar) e Joel Sant'Anna Braga Filho (Indústria, Comércio e Serviços); a subsecretária de Governança Educacional, Selma Bastos; o coordenador regional de Educação, Jonas Carlos; a coordenadora do Laboratório Include, Tiele Kátia; vereadores e prefeitos da região.

Foto: Lucas Diener