Plano Diretor de Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação (TI) assumiu nos últimos anos um papel imprescindível no contexto das Organizações Públicas Brasileiras. O foco principal da TI é a efetiva utilização da informação como suporte às práticas organizacionais. Além disso, a TI tem transversalidade sobre vários eixos da organização, tangenciando suas áreas negociais. É a TI que apoia as organizações a atenderem as exigências por agilidade, flexibilidade, efetividade e inovação.

Nesse contexto, na busca por uma Administração Pública que prime pela melhor gestão dos recursos e maior qualidade na prestação de serviços aos cidadãos, torna-se essencial a realização de um bom planejamento de TI que viabilize e potencialize a melhoria continua da performance organizacional.

Para alcançar esse resultado, é necessário que haja um alinhamento entre as estratégias e ações da TI e as estratégias organizacionais. Dessa maneira, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) é o instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, definindo estratégias e o plano de ação para implantá-las.

Seguindo o modelo adotado pelo Ministério do Planejamento, o presente documento define as estrategias gerais da TI do Governo do Estado de Goiás e se desdobra nas execução das ações de TI para o período de 2017 a 2019. A partir deste instrumento, a Superintendência Central de Tecnologia da Informação, ira gerir as suas ações e aplicar seus recursos naquilo que é considerado mais relevante, minimizar o desperdício e garantir o controle, ou seja, melhorar o seu gasto público e o seu serviço prestado ao cidadão.