Registro de domínio go.gov.br

Domínio é um nome capaz de localizar e identificar o conjunto de computadores na internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores via web com maior agilidade. É através desse nome de domínio que os sites são acessados. O domínio go.gov.br , por exemplo, é de uso exclusivo das organizações governamentais como: prefeituras, câmaras de vereadores e demais entidades estatais.

Para registrar o domínio go.gov.br, a instituição governamental deve solicitar na SCTI um domínio go.gov.br. O departamento responsável pela administração e gestão do site dentro do órgão solicitante fará o pedido de domínio. Assim que o projeto do site estiver consolidado e seu desenvolvimento assegurado, o pedido será encaminhado por ofício e a assinatura do representante do órgão solicitante com reconhecimento de firma em cartório.

O ofício de solicitação de domínio deve conter:

1. Dados da Instituição
    • Domínio a registrar ou alterar;
    • Nome da instituição;
    • Endereço;
    • Telefone de contato;
    • Email;
    • Nome do representante da instituição;
    • Cargo do representante
  2. Dados da empresa de hospedagem de sites
    • Nome da empresa;
    • Telefone de contato;
    • Email;
    • Servidores DNS (no mínimo 2)

O ofício com firma reconhecida do representante da instituição, deverá ser encaminhado para:

Subsecretaria de Tecnologia da Informação
Av. Vereador José Monteiro, nº 2233 Bloco G – Setor Nova Vila Goiânia – GO – Cep: 74.653-900.
Telefone para informações: 3269-4101

Benefícios e Vantagens

CONFIANÇA

Os sites oficiais da administração estadual e/ou municipal são registrados em domínios raiz específicos.

PUBLICIDADE

Domínios alternativos ou fantasia criados para fins de divulgação podem ser redirecionados para o domínio oficial.

ACESSIBILIDADE

Garantir que o nome de domínio seja associado a entidades governamentais e facilmente encontrado por seu público-alvo.

Funcionalidades e Diferenciais

RELEVÂNCIA

Sites claros, consistentes e compatíveis com as propostas de infraestrutura estatal e público-alvo semelhantes.

EXCLUSIVIDADE

Domínios destinados à projetos de órgãos governamentais e que remetem a sua própria área de atuação.