Sedi participa de encontro do Ecossistema Local de Inovação

Unir várias pessoas de segmentos diferentes, mas com um objetivo comum foi o que fez o Sebrae, na manhã desta quinta-feira 17, com a finalidade de consolidar o Ecossistema Local de Inovação. Estiveram na unidade central, universidades, representantes de órgão públicos – Prefeitura e Estado, do agronegócio, indústria, comércio e serviços, hubs de negócios e incubadoras de startups. A subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sheila Pires, representou a Sedi apresentando os resultados dos principais programas e ações realizados em 2021, nas ações e políticas públicas lideradas pela Secretaria para o desenvolvimento do ecossistema.

A subsecretária Sheila Pires, destacou a importância do mapeamento do ecossistema para a elaboração e condução das políticas públicas que resultem na sua consolidação. “Então é muito importante conhecer os atores do ecossistema de inovação, o que cada um está fazendo, para entender quais são os pontos, as ações que se conectam e, muitas vezes, se complementam. Evitando, assim, o desperdício e redundância de esforços, tempo e recursos”, explicou.

Foram mais de 15 pessoas, cada uma com sua competência, que tiveram cinco minutos para apresentar os trabalhos que já desenvolvem, os projetos para 2022 e para o futuro.

O diretor-superintendente, Antônio Carlos de Lima Neto, abriu e finalizou o evento. No final, ele propôs a todos os presentes a criação uma agenda propositiva e objetiva de trabalhos, para consolidar de uma vez o Ecossistema Local de Inovação. “Espero que possamos buscar a integração de todos os atores que promovem a inovação dentro do nosso Estado de Goiás e que consigamos ofertar as soluções oriundas desse encontro.”

O diretor administrativo e de tecnologia, João Gouveia, também ressaltou que com a interação desse Ecossistema não tem como ocorrer perdas, só gera ganhos. “A inovação tem que dizer qual vai ser o resultado operacional que vai transformar em emprego em bons negócios, saúde e em felicidade para as pessoas”, resumiu.

Próximo encontro

A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) promoverá o próximo encontro com os atores chave do ecossistema de inovação. Segundo a subsecretária de Ciência e Tecnologia da Sedi, o segundo encontro será para aprofundar sobre as ações e políticas públicas do Governo para o ecossistema, e sobre as ações realizadas e apresentadas pelos atores no primeiro encontro. “Convidaremos também outros atores que por algum motivo não estiveram no primeiro encontro, queremos alcançar o maior número possível de representação. Mostraremos em detalhes as estratégias e políticas públicas do Governo de Goiás, realizadas por meio da Sedi, para a organização, fomento e a consolidação do ecossistema de inovação do Estado”, frisou a subsecretária Sheila Pires.

Estiveram presentes no encontro promovido pelo Sebrae, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assempro-GO); Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG); Federação das Indústrias de Goiás (Fieg); Federação do Comércio e Serviços de Goiás (Fecomércio-GO); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec); Hub do Cerrado; Instituto Federal Goiano (IF Goiano); Organização das Cooperativas do Brasil – Goiás (OCB/Sescoop-GO); Intituto Gyntec; Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO); Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI);Prefeitura de Goiânia; Universidade Estadual de Goiás (UEG); e Universidade Federal de Goiás (UFG).