Secretário anuncia novidades e avalia uso de ciência e tecnologia no enfrentamento da pandemia

A Fundação Alpha Parque Tech, ligado à Alphaville Empreendimentos, promoveu uma live na tarde desta quinta-feira, 02 de julho, coordenada por Cristiane Pereira, da Alpha Parque e  mediada pelo diretor da Incubadora Celta, de Santa Catarina, Tony Chierighini, com o enfoque “2º Encontro no Parque – Quais as ações de estímulo à inovação e desenvolvimento da RIDE DF e de Goiás?”.

A sala de discussão virtual, que foi aberta ao público, teve como convidados o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (SEDI), Márcio Pereira; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Robson Vieira, e o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia e Informação em Goiás (ASSESPRO-GO), Deybson Cipriano.

Coube a eles, nesta breve participação, que está disponível aos interessados pelo canal do You Tube, https://www.youtube.com/watch?v=M5dXLoARAT4, além de responder questões colocadas pelo público linkado na reunião, também aproveitar a oportunidade para apresentar uma panorâmica das formas de inserção do Estado de Goiás neste momento de transformação por que passa o mundo, os mercados que se abrem e a evolução dos recursos voltados aos aparatos tecnológicos. Foram abordados também os projetos do Governo de Goiás, seus investimentos e mobilização em relação a esta nova realidade.

O secretário Márcio Pereira destacou a postura do Governo de Goiás de reconhecimento da importância da ciência e da tecnologia nas áreas cruciais de Governo e sociedade, cujos princípios nortearam os projetos do governador e equipe desde a campanha. Entre outras ações nesse sentido, Márcio Pereira ressalta as realizações da edição da Campus Party Goiás, no ano passado, e do projeto Centelha, pela parceira FAPEG, que, no entender dele, tiveram o mérito de dar novo estímulo ao ecossistema tecnológico do Estado.

“Trouxemos a Campus Party Goiás, para movimentar o ecossistema tecnológico de Goiás, e em parceria com a FAPEG, que lançou o projeto Centelha junto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, e daí obtivemos vários resultados. Goiás alcançou o 3º lugar na geração de ideias inovadoras pelo Centelha”, disse o Secretário. O Alpha Parque Tecnológico, na avaliação do Secretário, foi um dos parques identificados pelos técnicos do Governo que poderá se tornar a principal iniciativa tecnológica em volta da RIDE GO/DF (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno e de Goiás).

Entre outros pontos destacados pelo secretário Márcio Pereira como ações de estímulo do Governo à Ciência e Tecnologia, estão as medidas adotadas pelo governador Ronaldo Caiado neste momento de pandemia do coronavírus e o trabalho desenvolvido pelo governo em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), dentro deste novo cenário mundial.

“O Governo de Goiás adotando a inovação e a ciência para embasar as decisões e a parceria forte com a UFG, que trabalha com Inteligência Artificial e com dados coletados em vários países do mundo, além de Goiás, e criando políticas públicas de proteção à vida e à economia com base nessas tecnologias”, disse Márcio Pereira.

O Secretário de Desenvolvimento e Inovação de Goiás finalizou sua participação no encontro da Fundação Alpha Parque Tech, com o anúncio da liberação de recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para a adaptação dos Institutos Tecnológicos (Itegos) de Santo Antônio do Descoberto e de Valparaíso – da RIDE- para que sejam transformados em escolas do futuro. Segundo ele, serão montados os laboratórios maker e será dado início ao desenvolvimento das novas e mais ágeis tecnologias e de games, muito diferente do que existe hoje, em parceria com a FAPEG, com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e com a Alpha Parque.