Sedi reúne Gerência de Compras em torno da etapa de Gestão de Riscos do Compliance

O assessor do Controle Interno da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi), Renato Simão Bernardes, reuniu-se com a equipe da Gerência de Compras Governamentais da Sedi para implantar a etapa da Gestão de Riscos do Programa Compliance Governamental (PCG).

O encontro faz parte de uma agenda de reuniões realizadas ao longo da semana com cada setor da Sedi individualmente, com vistas à identificação dos gargalos nas atividades dos profissionais do setor. A partir dessa constatação, o passo seguinte é a discussão dos problemas, a participação dos mesmos à alta direção do Compliance para a busca de solução.

O Programa Compliance, instituído pela Lei 9.406, vem sendo implantado em todos os órgãos do Governo de Goiás desde fevereiro deste ano, e começou a ser implantado na Sedi em junho passado. Consta de quatro eixos básicos: Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de Riscos.

O objetivo da reunião realizada hoje é implementar o quarto eixo do programa, que é a Gestão de Riscos, e, através dos relatos da equipe e do preenchimento de formulário de forma a se identificar as dificuldades do dia a dia de cada setor. O foco, segundo o Assessor Simão Bernardes, á chegar-se à solução das questões, colocar as dificuldades para análise, relatá-las documentalmente e adotar medidas para solucioná-las. Entre as sugestões está inclusive os cursos da Escola de Governo.

Nesta quarta-feira foi a Gerência de Compras Governamentais, mas todas as unidades serão pesquisadas pela ação do PCG. “O objetivo é prevenir os problemas antes que eles se instalem no departamento impedindo-o de atingir seus objetivos. Ou pelo menos reduzir os impactos dos riscos a partir de sua identificação”, disse Bernardes.

Nesta semana foram realizados as seguintes reuniões do Compliance:

12/08 (2ªf) – 15:00h – Gerência de Tecnologia

13/08 (3ªf) – 09:00h – Gerência de Gestão e Finanças e Assessoria Contábil

13/08 (3ªf) – 15:00h – Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

14/08 (4ªf) – 09:00h – Gerência de Apoio Administrativo e Logístico

14/08 (4ªf) – 15:00h – Gerência de Compras Governamentais