Workshop sobre Cultura de Dados marca retomada de eventos do Ligo

Cerca de 100 servidores da área de Tecnologia e Informação do Governo de Goiás assistiram ao evento, realizado remotamente

A retomada dos workshops promovidos pelo Laboratório de Inovação de Goiás (Ligo), da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, foi com o tema Alavancando os Benefícios de uma Cultura Orientada a Dados, realizado na última quarta-feira (30). O evento, ocorreu remotamente por meio da plataforma Microsoft Teams. Os workshops promovidos pelo Ligo têm como objetivo capacitar e trazer temas atuais para a discussão e aperfeiçoamento dos servidores da área de TI.

O Workshop com tema que abrange a cultura de dados, que é muito atual, teve 99 participantes. O palestrante foi o professor Luiz Dorsa, executivo com experiência na área de Tecnologia da Informação com ampla experiência em Business Intelligence, Inteligência Artificial, Privacidade de Dados, Gestão de Sistemas e Equipes Multidisciplinares. Além disso, também atuou como professor do MBA ESPM de Tecnologia da Informação, na disciplina de Sistema de Informação Empresarial. 

Na palestra, Luiz abordou algumas barreiras na implementação da cultura de dados, desafios e insights comuns para Data & Analytics, impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Plano de Alfabetização de Dados, Data Literacy, Data Steward, Data Quality, entre outros temas. 

“A primeira coisa que temos que fazer é conscientizar a população a uma cultura orientada a dados. Mas só conscientizar não é o suficiente, precisamos de um patrocinador executivo, desenvolver uma visão dos benefícios, avaliar os níveis atuais de alfabetização de dados da empresa, elaborar um currículo de aprendizagem, identificar oportunidades de projetos e iniciar a execução de todo o programa”, explica Luiz Dorsa.

Para estruturação de uma cultura de orientada a dados, o palestrante sugeriu um Modelo de Curadoria na forma de pirâmide. O modelo apresenta um líder de curadoria no topo, em seguida o curador de dados, seguido pelos stakeholders (colaboradores), organização da Governança de Dados acima da base, e a Tecnologia como base e suporte.

O evento contou com a mediação do gerente de Gestão da Informação da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Bruno Póvoa e com a participação do subsecretário Rodrigo Michel.