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Iniciada reforma do Vapt Vupt de Catalão

O Governo de Goiás iniciou, na última quarta-feira (13/10), a reforma da unidade do Vapt Vupt de Catalão. Os atendimentos no local ficarão suspensos por cerca de dois meses e os serviços serão remanejados para outros endereços durante o período em que as obras estiverem em andamento. A Secretaria da Administração (Sead) divulgará os postos de atendimento provisório na próxima segunda-feira (18/10).

Na agência, serão feitas melhorias estruturais para assegurar mais conforto e qualidade de atendimento tanto para usuários quanto para servidores, como a limpeza do piso e substituição das portas internas, além de pintura geral e adequação das instalações elétricas. O investimento é de aproximadamente R$ 60 mil. O local vai ganhar ainda um totem de autoatendimento do programa Expresso, equipamento que oferece acesso aos serviços estaduais de forma totalmente digital, sem necessidade de espera ou interação com atendente. 

A ação faz parte do trabalho de reformulação e revitalização do programa Vapt Vupt em todo o Estado. A unidade de Catalão é a décima a passar por reforma só em 2021. Antes dela, as agências de Goianira; do Anashopping, em Anápolis; de Itauçu; de Santo Antônio do Descoberto e de Morrinhos já passaram por obras e foram entregues à população. Os postos de atendimento de Alexânia, Iporá, Caldas Novas e Formosa também estão sendo revitalizados.

Além das que receberam intervenções estruturais, também foram inauguradas cinco novas unidades desde 2019: a agência Bougainville, em Goiânia; a de Campos Belos; a de Itapaci; a de São Luís de Montes Belos; e a do Jardim Ingá, em Luziânia. Outras agências ganharam novo local de atendimento, como nos casos de Palmeiras de Goiás, Mozarlândia e a unidade Garavelo, em Aparecida de Goiânia. O objetivo é proporcionar espaços mais adequados à necessidade dos cidadãos, com eficiência e segurança.

Secretaria da Administração

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Ações do Governo de Goiás implantadas desde 2019 permitiram programar novos concursos

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na manhã da última sexta-feira (08/10), que o Governo de Goiás pretende realizar pelo menos sete concursos públicos em 2022, com a abertura de aproximadamente 2 mil vagas. O prognóstico reflete o resultado efetivo de uma série de medidas adotadas pela Secretaria da Administração (Sead) no controle e na otimização das despesas com pessoal. Ações que contribuíram para a redução de despesas e o equilíbrio dos gastos com a máquina pública. 
 
Iniciativas como a Reforma Administrativa, de 2019, com estimativa de economia de mais de R$ 420 milhões em quatro anos, e a eliminação de distorções na folha de pagamento, que já poupou mais de R$ 280 milhões aos cofres do Estado, despontam como medidas decisivas para equilibrar a saúde fiscal do Estado. Cenário que tornou possível a realização de concursos públicos, bem como a concessão de progressões e promoções aos servidores.
 
De acordo com o governador Ronaldo Caiado, os anúncios de agora refletem o trabalho sério e comprometido de sua gestão, já que para o ano de 2022, como prevê a Lei Orçamentária Anual (LOA), já encaminhada por ele à Assembleia Legislativa, não há previsão de déficit no Estado, com a superação de dívidas deixadas pela gestão anterior. “Temos o compromisso de fazer um governo com transparência e boa gestão”, enfatiza. 
 
Por parte da Sead, isso tem sido feito por meio da otimização dos gastos com pessoal e a regularização das contas, o que permitiu a realização de análise de previsões de folha, cálculos e ajustes necessários visando a gestão de pessoas, de forma a conciliar a possibilidade fiscal com o maior benefício a ser alcançado para os servidores. Com isso, além da previsão dos concursos, o Governo de Goiás ampliou as progressões e promoções para todos os servidores. O benefício estava suspenso desde 2017 e foi retomado pela atual gestão em junho de 2021, contemplando inicialmente as áreas de Educação e Saúde.
 
Secretário da Administração, Bruno D’Abadia afirma que o resultado é consequência de um contexto de programação financeira, evidenciando que planejamento e zelo são marcas da administração. “Quem investe em gestão sabe avaliar a qualidade das despesas do Estado e este processo gera espaços no orçamento para valorizar os servidores atuais e contratar novos quadros para otimizarmos os serviços públicos”, sublinha.

Concursos
 
Agora, já em outra fase, a Secretaria da Administração (Sead) vai atuar para o devido andamento dos processos de seleção de novos servidores efetivos que serão realizados. O órgão acompanha os procedimentos desde a autorização dos concursos até o seu encerramento, visando dar transparência às etapas dos certames. 
 
Secretaria da Administração – Governo de Goiás

 

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8º encontro geral de coordenadores do Vapt Vupt reúne cerca de 100 servidores

A Secretaria da Administração realizou na manhã desta quinta-feira (14/10) o 8º encontro geral de coordenadores do Vapt Vupt. A palestra, conduzida por Katianne de Souza Almeida, Doutoranda em Antropologia Social e Mestre em Antropologia Social, abordou questões étnico-raciais, gênero, sexualidade e deficiência.

Katianne explicou que a falta de informação é um grande obstáculo para a aceitação das diferenças entre os indivíduos. Ela usou exemplos práticos que auxiliam na construção de uma sociedade livre, justa e igualitária. 

Na oportunidade, os servidores classificaram o respeito à identidade como “indispensável” para a garantia da cidadania. Eles compartilharam opiniões sobre a forma correta de agir e tratar o cidadão, respeitosamente, nas diversas demandas apresentadas diariamente nas unidades. 

O encontro virtual, realizado via Zoom, reuniu cerca de 100 servidores de todas as unidades do Estado. Mensalmente são realizadas reuniões gerais com os coordenadores do Vapt Vupt com o objetivo de aperfeiçoar a prestação de serviços ao cidadão. 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás 
 

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Programação do Mês do Servidor segue até 27 de outubro

A programação comemorativa do Mês do Servidor segue até o dia 27 de outubro, com palestras e atividades que abordam assuntos diversificados. A intenção é contemplar os servidores a partir de diferentes perspectivas. Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever, antecipadamente, por meio do Portal do Aluno. Cada ação tem prazo específico para cadastro. Confira e participe!

Programação Completa – Mês do Servidor
 
15/10 – “Saúde mental em tempos de pandemia”, com Marco Aurélio Mendonça
(Inscrições até 13/10)
 
19/10 – “Comunicação e Liderança”, com Sérgio Carvalho
(Inscrições até 14/10)
 
20/10 – “Lei 20.756 – Direitos e Vantagens para o Servidor”, com Luís Queiroz de Lima
(Inscrições até 15/10)
 
21/10 – “Autoconhecimento: O que acontece quando olho para mim?”, com Elizete Caliman
(Inscrições até 19/10)
 
22/10 – “De ponta a ponta: um encontro entre a literatura e a linguagem simples na companhia de Clarice Lispector”, com Fernanda Marra
(Inscrições até 20/10)
 
25/10 – “Transtornos mentais e qualidade de vida do servidor público”, com Jairo Belém Soares Ribeiro Júnior
(Inscrições até 21/10)
 
26/10 – “Vamos falar sobre Assédio Moral?”, com Juliana Cherobino
(Inscrições até 22/10)
 
27/10 – Semear Reconhecimento – via YouTube  
 
Secretaria da Administração – Governo de Goiás

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Vapt Vupt de Porangatu suspende atendimentos temporariamente

A unidade do Vapt Vupt localizada em Porangatu está com seus atendimentos suspensos por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (13/10). A estrutura física da agência foi afetada em decorrência das fortes chuvas que ocorreram na cidade durante o feriado prolongado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. O prédio está interditado. 

A Secretaria da Administração (Sead) está em diálogo com a prefeitura local para viabilizar um espaço temporário para retomar a oferta de serviços o mais rápido possível. Os servidores que atuam na unidade estão entrando em contato com os cidadãos que tinham atendimentos agendados para passar orientações. 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás
 

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Capacitação do Expresso Balcão é iniciada visando ampliação do acesso dos cidadãos do interior aos serviços do Governo de Goiás

O Expresso, plataforma de serviços digitais do Governo de Goiás, avança mais uma etapa para ampliar os atendimentos à população. A Secretaria de Estado da Administração (Sead) realizou, na quinta-feira (07/10), a aula inaugural da primeira turma de formação do Expresso Balcão. Servidores de 12 municípios iniciaram o treinamento para atuarem no auxílio dos cidadãos na modalidade que permitirá que usuários de diferentes regiões do Estado acessem o portal com apoio de um intermediário, facilitando a vida daqueles que possuem pouca familiaridade com a internet ou que preferem a interação presencial.

O titular da Sead, Bruno D’Abadia, externou a sua satisfação com a ferramenta, que integra a proposta de universalização de serviços, possibilitando o acesso aos atendimentos públicos estaduais com mais agilidade aos cidadãos goianos. “O Expresso é o resultado de um governo que acredita que todo cidadão deve ter acesso à cidadania. Ele veio para democratizar e expandir os serviços públicos estaduais disponibilizados aos goianos, em todas as regiões do Estado”, salientou. 

O atendimento do Expresso Balcão será feito em parceria com as prefeituras, por servidores municipais que passarão pelo treinamento. O encontro reuniu, nesta primeira etapa, 24 colaboradores municipais de 12 cidades goianas.  “O objetivo desta capacitação é colocar todos vocês, colaboradores municipais, no nível de excelência, no nível de conhecimento adequado para prestar os serviços aos cidadãos. O nosso foco sempre foi capacitar, motivar e habilitar os colaboradores para aquilo que a sociedade espera deles”, enfatizou D’Abadia. 

Participaram servidores dos municípios de Araguapaz, Buriti de Goiás, Carmo do Rio Verde, Cristianópolis, Gameleira de Goiás, Montividiu, Nova América, Nova Crixas, Porteirão, Rio Quente, São Miguel do Passa Quatro e Vianópolis. A seleção das primeiras cidades a receberem o Expresso Balcão foi feita por meio de edital de chamamento publicado pela Sead. 

A subsecretária de Gestão Pública, Lara Garcia Borges, e o superintendente de Gestão do Atendimento ao Cidadão, Dioji Ikeda, também acompanharam o encontro

Capacitação

Na aula inaugural, nesta quinta-feira, foi realizada a apresentação do Simplifica –  LEI 20.486/2020, do Programa Expresso e da Plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Governo), em que serão ministradas as aulas. A carga horária total da capacitação será de 40 horas e irá contemplar parte técnica e comportamental. 

O objetivo é qualificar os atendentes do Expresso Balcão para realizarem atendimento dos serviços solicitados com qualidade, a partir das instruções de trabalho disponibilizadas pelos órgãos responsáveis, sem a necessidade de login e senha para o servidor. Os colaboradores municipais terão suporte técnico, com a equipe da Unidade Digital da Sead e por meio do Tele-Expresso, para sanar dúvidas referentes aos serviços digitais. 

Expresso Balcão

O Expresso Balcão é um novo modelo de prestação de serviços para o cidadão, criado pela Lei nº 20.846 de 02 de Setembro de 2020. A intenção da proposta é promover a inclusão digital local, que integra servidor, serviço e usuário de maneira ágil, prática e descentralizada.

A ferramenta disponibiliza o atendimento ao cidadão de maneira assistida e humanizada, levando os serviços digitais já disponíveis na internet às pessoas ainda sem acesso à internet ou com dificuldade de uso de equipamentos tecnológicos, promovendo acessibilidade.  

O Balcão será implantado nos municípios do Estado de Goiás que não possuem unidade Vapt Vupt e que disponibilize servidores e estrutura física para o atendimento.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

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Regras Gerais Manual do Servidor

1. REGRAS GERAIS

 

1.1 Todas as solicitações que dizem respeito à informações funcionais diversas e/ou concessões de direitos e benefícios devem ser autuadas sob a forma de processos administrativos, no Sistema Eletrônico de Informações – SEI, e devem constar anexados todos os documentos pré estabelecidos por este Manual em seus respectivos requerimentos.

1.1.1. O requerimento a ser utilizado é específico para o tipo de solicitação.

1.1.2. O requerimento intitulado “diversos” deve ser utilizado apenas quando não houver requerimento específico, e o interessado deve descrever o que pretende no processo em questão.

1.1.3. O requerimento deve ser preenchido em sua totalidade, visto que todas as informações lá solicitadas são necessárias para o bom andamento processual.

1.1.4. O requerimento não pode conter rasuras, tampouco uso de corretivos. Processos autuados com requerimentos em tais condições serão devolvidos ao órgão de origem ou, se por esta secretaria autuados, serão sobrestados até que o vício seja sanado.

1.1.5. Todos os processos devem ser autuados com apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço do interessado, devendo ser este último atual, ou seja, referente aos últimos 90 (noventa) dias.

1.1.6. Determinados processos exigirão apresentação de documentos complementares aos mencionados no item anterior cuja apresentação será obrigatória.

1.1.7. A lista completa de documentos a serem apresentados para autuação de processos será individualizada em cada requerimento.

1.2. O processo administrativo pode ser autuado por procuração. Para tanto, é necessária a juntada da procuração original, com a finalidade específica, e com as respectivas firmas reconhecidas, além de cópia do RG, CPF e comprovante de endereço atual, ou seja, referente aos últimos 90(noventa) dias do outorgante e do outorgado. 

1.3. TODOS os processos serão autuados eletronicamente no Sistema Eletrônico de Informações – SEI.

1.3.1. NENHUM processo será autuado fisicamente, exceto nos casos de averbação ou certidão de tempo de contribuição APENAS quando a CTC não houver sido emitida em formato eletrônico. Nos casos de CTC’s emitidas eletronicamente e que constem o QR Code ou qualquer outro meio de verificação de veracidade, o processo também deverá ser autuado apenas eletronicamente.

1.4. Para autuação do processo eletrônico no SEI, preferencia-se a apresentação do documento original, facilitando a leitura dos autos. 

1.4.1. No caso de apresentação de cópias de documentos, a unidade setorial de gestão e desenvolvimento de pessoas deve-se certificar que o documento está totalmente legível no momento de escaneá-lo. Não devem ser aceitos documentos ilegíveis, rasurados e/ou cujas informações não possam ser verificadas.

1.4.2. O pedido do processo não será analisado caso falte algum documento ou se algum deles apresentar rasuras, falhas, erros ou falta de informações.

1.4.3. A unidade setorial de gestão e desenvolvimento de pessoas é responsável pelos documentos anexados aos processos dos servidores lotados em suas respectivas pastas. Caso o processo seja autuado com documentos ilegíveis, rasurados, cujas informações não possam ser verificadas ou se faltar algum documento, o processo será remetido à unidade setorial de gestão e desenvolvimento de pessoas do órgão de lotação do servidor para que esta promova o saneamento documental.

1.5. Os processos administrativos de gestão de pessoas somente serão analisados conforme a ordem cronológica de autuação/recebimento pela unidade setorial de gestão e desenvolvimento de pessoas responsável pela análise da demanda, sendo vedada a análise fora desta ordem.

1.5.1. As unidades de gestão e desenvolvimento de pessoas deverão realizar controle de processos a fim de que não seja afetada a ordem cronológica de recebimento. [melhorar]

1.5.2. Não será permitida a análise de pedidos autuados ou remetidos à unidade de gestão de pessoas fora do prazo estabelecido relativo a cada tipo de processo.

1.6. Após a conclusão da análise processual, o processo deve ser remetido à unidade setorial de gestão e desenvolvimento de pessoas do órgão de lotação do servidor.

1.6.1. Ao receber o processo analisado, a unidade deverá cientificar o servidor da decisão proferida nos autos.

1.7. A cientificação do servidor pode ser feita através do aplicativo WhatsApp, desde que:

a. Seja utilizado aparelho celular e linha telefônica oficiais, ou seja, fornecidos pela Administração. Em nenhuma hipótese o servidor poderá ser notificado/cientificado através do celular/WhatsApp particular dos servidores lotados nas unidades setoriais de gestão e desenvolvimento de pessoas.

b. O servidor tenha autorizado o recebimento de mensagens pelo WhatsApp. Todos os requerimentos disponibilizados por este Manual possuem o campo “WhatsApp” para preenchimento. O servidor só poderá ser notificado pelo aplicativo se houver preenchido o referido campo.

c. A unidade setorial de gestão e desenvolvimento de pessoas, respeitando as diretrizes estabelecidas por cada pasta, deverão controlar o envio de recebimento de mensagens pelo Whatsapp, atentando-se para as regras da própria plataforma e às regras estabelecidas nos Códigos Civil e Penal Brasileiros e às regras Estaduais vigentes.

d. A unidade setorial de gestão e desenvolvimento de pessoas é totalmente responsável pela utilização e gestão do aplicativo.

1.7.1. Não havendo possibilidade de notificação do servidor pelo WhatsApp, o servidor será notificado via telefone, em 3 tentativas em dias e horários diferentes. Todas as tentativas de notificação devem ser registradas no processo.

1.7.2. Não havendo possibilidade de notificação via telefone ou esgotadas as tentativas, o chefe imediato do servidor será notificado a fim de que determine o comparecimento do servidor à unidade setorial de gestão e desenvolvimento de pessoas.

1.7.3. Caso nenhuma das hipóteses acima sejam possíveis ou não surtam efeito, tal informação será registrada no processo e este será sobrestado até que o interessado cientifique-se da decisão.

1.8. A fim de resguardar o sigilo dos dados pessoais do requerente, não é permitido às unidades setoriais de gestão e desenvolvimento de pessoas fornecer quaisquer informações a outra pessoa que não seja o próprio interessado ou seu procurador, ou ainda, enviar o processo para outra unidade, mesmo que seja a de lotação do interessado, para quaisquer fins ou mesmo para ciência.

1.9. É garantido o fornecimento de cópias reprográficas ou digitalização de documentos existentes nas unidades setoriais de gestão e desenvolvimento de pessoas.

1.9.1. O fornecimento de cópias e ou digitalização de documentos será feito somente mediante recolhimento de taxa específica para a demanda, em cumprimento ao determinado pelo Código Tributário do Estado de Goiás. O valor atual, até a publicação deste texto, é de R$0,35 (trinta e cinco centavos) por página.

1.9.2. Somente o próprio servidor e/ou seu procurador, este último com poderes específicos, poderão solicitar cópias e/ou digitalização dos documentos que disserem respeito àquele primeiro.

 

 

 

VERSÕES DESTA REGRA:

Versão 1 – Publicação: 13/10/2021 – Vigência até: N/A

Primeira Semana do Mês do Servidor movimenta redes com atividades diárias

 

A primeira semana de comemoração do Mês do Servidor teve programação intensa. Todos os dias desde o dia 1º de outubro, os colaboradores do Estado de Goiás puderam participar de palestras e workshops sobre diferentes assuntos preparados especificamente para contemplar os interesses de quem se dedica cotidianamente ao serviço público. A programação, iniciada com palestra sobre Educação Financeira, segue com atividades diárias até o próximo dia 27 – confira a lista completa neste link.

“Preparamos uma série de atividades e de eventos, tanto no formato remoto, quanto no presencial, respeitando todos os protocolos de segurança. É uma programação em homenagem ao servidor, para reconhecer a contribuição que os colaboradores do Estado de Goiás dão para o avanço e a dedicação ao trabalho em prol do cidadão goiano”, considerou o titular da Secretaria da Administração (Sead), Bruno D’Abadia, durante a abertura das atividades. 
 
Especialistas em Educação Financeira, Vital Fagundes e Raphael Fagundes foram os responsáveis por abrir a primeira semana de eventos comemorativos. No último dia 1º, eles apresentaram, durante transmissão feita pelo canal da Escola de Governo no YouTube, um guia prático de finanças pessoais e incentivaram, com dicas e sugestões, os servidores a se organizarem para equilibrar a vida financeira. 
 
Visando contemplar os diferentes aspectos de temáticas e perspectivas que podem afetar o servidor público, a programação do Mês do Servidor seguiu entre segunda e sexta-feira (04 a 08/10). A primeira atividade presencial foi a palestra ministrada pela psicóloga Fernanda Paula sobre o tema “Gestão das Emoções: uma abordagem holística”, realizada na segunda-feira (04/10). Durante a semana, ainda foram oferecidos o workshop sobre Mindfulness e Qualidade de Vida, ministrado por Cecília Moreira, que terá uma segunda edição no dia 14 de outubro, e mais uma palestra presencial. Desta vez, o tema foi “Como anda o seu motivo para ação”, abordado pelo professor Amador Carlos dos Santos Junior. 
 
Na quinta-feira (07/10), Marília Maciel conversou com os participantes da palestra sobre “Coragem, um santo remédio” sobre a busca de cura dos males que rodeiam a sociedade, via Zoom. A mesma plataforma foi pauta das discussões sobre aposentadoria levantadas por Milena Barcelos, na sexta-feira (08/10). A intenção foi apresentar regras gerais e tramitação do processo relativo ao tema. “O planejamento é importante para qualquer pessoa, para poder aproveitar melhor a vida após décadas de trabalho e rotina”, afirmou a palestrante. 

Mês do Servidor

A programação em comemoração ao Mês do Servidor segue até o dia 27 de outubro, quando será realizado o Semear Reconhecimento, no canal da Escola de Governo no YouTube, com a presença de servidores que terão suas iniciativas no serviço público reconhecidas. A programação completa está neste link. Também está em andamento a divulgação das atividades artísticas dos servidores, por meio do Projeto Servidores de Talento. Qualquer colaborador do Estado pode participar, marcando o perfil da Sead no Instagram – @seadgoias

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Vapt Vupt terá horários especiais durante feriado de Nossa Senhora Aparecida

Na próxima segunda-feira (11/10), as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior de Goiás terão alteração em seu horário de funcionamento. As agências farão atendimentos das 8 horas às 13 horas, com exceção de duas unidades: a do Bougainville, cuja atividade se dará entre 10 horas e 13 horas, e a da Praça Cívica, que não terá atividades – os usuários que tiverem serviço agendado serão contatados para que seja remarcado. 

No dia 12, feriado em que se homenageia a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, todas as unidades estarão fechadas. A retomada dos serviços será feita normalmente a partir da quarta-feira (13/10). Para serem atendidos, os cidadãos interessados devem agendar os atendimentos previamente pelo site do Vapt Vupt – vaptvupt.go.gov.br – ou pelo Expresso – expresso.go.gov.br.

Confira o cronograma de atendimento:

11 de outubro – ponto facultativo:

Unidades da capital

Funcionamento das 8h às 13h: Unidades Araguaia Shopping, Buena Vista, Campinas, Cidade Jardim, Lozandes, Mangalô, Passeio das Águas, Praça Cívica e Praça da Bíblia, Shoppings Portal e Cerrado

Funcionamento das 10h às 13h : Shopping Bougainville

Fechada: Praça Cívica

Unidades do interior do Estado

Funcionamento das 8h às 13h 

12 de outubro – todas as unidades do Estado fechadas.

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