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Governo de Goiás atinge marco inédito ao regulamentar todos os órgãos do Executivo estadual

O Governo de Goiás atingiu um marco inédito para a governança pública goiana: a regulamentação total do Estado. Os últimos dois decretos regulamentadores publicados foram o da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e o da Secretaria da Retomada, concluindo o trabalho desenvolvido desde o início da atual gestão. A Secretaria da Administração (Sead) contribuiu para a construção dos documentos para os 34 órgãos do Poder Executivo estadual, por meio da orientação das equipes setoriais.
 
Secretário da Administração, Bruno D’Abadia vê na entrega mais um indicativo da responsabilidade da pasta com as transformações estruturais da atual gestão do Estado, tendo como bússola o desenvolvimento de Goiás. “Quando temos os papéis bem definidos e os processos organizados, marchamos dentro das margens da eficiência, resultando em políticas públicas que fazem, de fato, diferença na vida das pessoas, em especial das que mais precisam.”
 
Para a realização da regulamentação de todos os órgãos, a Sead construiu o Modelo Padrão de Regulamento, com metodologia de apoio para que as equipes definissem as competências e atribuições das unidades básicas e complementares da estrutura organizacional do Estado – definidas com base na lei da Reforma Administrativa. Essa construção dos documentos setoriais foi feita como em um processo de autoconhecimento, de acordo com a superintendente da Central de Transformação da Gestão Pública, Vânia Marçal Bareicha.
 
“A construção dos regulamentos no Estado de Goiás trouxe muito aprendizado, pois ineditamente promoveu uma reflexão institucional sobre o negócio e a função de cada ente na máquina pública estadual”, afirma a superintendente. Além disso, a regulamentação assegura clareza de papéis e responsabilidades de cada órgão. Assim, facilita que a sociedade tenha maior noção das respectivas atuações setoriais, o que garante celeridade na oferta do serviço público.
 
“A instituição pública que não conhece as suas atribuições, as suas competências e os seus processos de negócio, geralmente, tem dificuldades de criar um ambiente organizacional capaz de coordenar e orientar a sua atuação para entregar valor ao cidadão”, enfatiza Vânia Marçal Bareicha. Segundo ela, a atuação da Sead é pautada por soluções, por ampliar e facilitar o acesso do público aos serviços públicos. “Isso mostra que estamos no caminho certo.”
 
Secretaria da Administração – Governo de Goiás

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Sead abre 56 vagas temporárias em Goiânia com salários de até R$ 8,3 mil

A Secretaria de Estado da Administração lançou nesta sexta-feira (18/6) dois editais para contratação temporária de 56 profissionais nas áreas de Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Técnico em Agrimensura, Técnico Mecânico em Refrigeração e Tecnologia da Informação. As inscrições serão feitas entre os dias 24 de junho e 3 de julho. Os valores para inscrever-se variam de R$ 20,00 a R$ 50,00. 
 
A remuneração para os cargos de engenheiros e arquitetos será de R$ 4.665,82, já para cargos de tecnologia da informação variam de R$ 4.000,00 a R$ 8.300,00, dependendo da especialidade profissional. As vagas disponíveis requisitam ensino superior completo para os cargos de engenheiro, arquiteto, técnico de refrigeração e profissionais de TI. Para o cargo em agrimensura, poderá ser formação em nível superior ou técnico.
 
Em ambos os editais, 5% das seleções serão destinadas às pessoas com deficiência.  Para concorrer desta forma, o interessado deverá, no momento do cadastro realizado no Portal de Seleção, por meio do endereço eletrônico selecao.go.gov.br, declarar que é candidato com deficiência, informando a “Espécie da Deficiência”, o “CID-10”, e anexar Laudo Médico original emitido nos últimos 12 meses anteriores à publicação do edital. Veja o edital na íntegra aqui. 
 
Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás

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Mais de cem servidores participam do 5º Encontro Geral dos Coordenadores do Vapt Vupt

Reuniões mensais visam melhorar gestão e resultados no serviço público de Goiás
 
“Em nosso dia a dia, quem resolve e faz acontecer somos nós!” Assim iniciou sua fala a palestrante Helena Rezende, delegada da Polícia Federal, durante o 5º Encontro Geral dos Coordenadores do Vapt Vupt. A reunião desta quinta-feira (17/6), realizada de forma remota, faz parte de um cronograma mensal para o compartilhamento de conteúdos, que tem o objetivo de otimizar a prestação de serviço público no Estado. A subsecretária de Gestão Pública, Lara Garcia Borges Ferreira, conduziu o bate-papo, que contou com mais de cem servidores. 
 
Na ocasião, foi discutido o tema “Exercendo a liderança comportamental e adaptativa no dia a dia”. A palestrante pediu que cada participante anotasse em um papel três palavras, frases, atitudes, questões ou soluções para o que estão vivendo atualmente. Em outra folha, os convidados deveriam dividir as mensagens em um lado positivo e o outro negativo sobre qualidades e defeitos individuais.
 
Os convidados abordaram situações que presenciam no cotidiano e defenderam o diálogo como forma de melhorar resultados dos atendimentos. Além disso, questionaram Helena Rezende sobre maneiras de solucionar diversos problemas no exercício das funções laborais. “É preciso ter confiança e transparência”, reforçou a palestrante.
 
A ansiedade também foi um dos pontos destacados entre os participantes. “A ansiedade pode ter um lado positivo, se não for exagerada, que é a vontade de chegar a algum lugar”, argumentou a delegada. “Estamos todos lidando com gente. Quando falamos de relacionamento interpessoal, nada acontece se não tivermos a confiança das pessoas.”
 
Helena apontou ainda a necessidade de mapear interesses e habilidades de cada um da equipe. “É necessário ter escuta ativa para desenvolver gestão e liderança”, justificou. De acordo com ela, a prática é transformadora quando aplicada no trabalho de equipe.  “A melhor forma de conhecer o território é conversando com as pessoas, ouvindo-as”, enfatizou a delegada.
 
O evento reuniu coordenadores e supervisores do programa Vapt Vupt de todas as regiões do Estado, totalizando mais de 110 participações. “O que tentamos passar nesses encontros precisa ser replicado para garantir sempre um bom serviço ao cidadão”, reforçou o superintendente de Gestão e Atendimento ao Cidadão, Dioji Ikeda.
 
Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Projeto “Sextou com Inovação” encerra primeiro ciclo com premiação

Iniciativa de microlearning é desenvolvida junto aos servidores da Sead e terá o início de nova etapa nesta sexta-feira (18/6)

A primeira série do projeto “Sextou com Inovação” chega ao fim com balanço positivo da organização, que contabilizou cerca de 150 participantes por edição, e com a premiação dos servidores que tiveram melhor participação respondendo cada um dos cinco quiz da temporada. Os dez ganhadores serão contemplados com uma Portaria de Elogio do secretário da Administração, Bruno D’Abadia, pela qualificação e um dia de “ócio criativo”. Os três primeiros também receberão um brinde especial em casa. 

O “Sextou com Inovação” é uma iniciativa de microlearning desenvolvida pelo Laboratório de Inovação da Escola de Governo (PequiLab) em parceria com a Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Administração (Sead). A intenção é entregar conteúdos dosados em pílulas, de fácil acesso e consumo rápido, que ficam à disposição dos servidores, para serem lidos e consultados a qualquer momento, a partir das ideias de desenvolvimento autogerenciado e de gamificação.  

Na primeira série, foram abordados assuntos ligados às seis competências que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indica como necessárias para que a inovação aconteça no serviço público. São elas: Curiosidade, Foco do Usuário, Alfabetização em Dados, Narrativas, Insurgências e Iteração. A cada edição, esteve em foco a construção de novos conhecimentos e aprendizados. O próximo ciclo do “Sextou com Inovação” terá início já nesta sexta-feira (18/6), quando novos temas começarão a chegar por e-mail a todos os colaboradores da Sead. 

Confira os nomes dos ganhadores da primeira série do “Sextou com Inovação”:

1. Cleibson Marciano da Silva – Assessor A4
2. Andres Peter Brito – Analista de Gestão Governamental
3. Cezar Ramon Quintanilha Lopes – Assessor A8
4. Cecilia Santos Moreira – Gestora Pública
5. Jakeline Carvalho da Silva Polonski – Gestora de Planejamento e Orçamento
6. Claiton Flores Lourenco – Técnico em Gestão Pública
7. Erick Dhyonne Mendes Barroso – Assessor A9
8. José Alves de Oliveira Neto – Estagiário
9. Paulo Morgensztern – Técnico em Gestão Pública
10. Rodrigo Menezes Ferreira – Técnico em Gestão Pública

Prazo para solicitação do Balcão Expresso se encerra nesta sexta-feira (18/6)

Cidades que não possuem unidades do Vapt Vupt podem solicitar a parceria para o canal de atendimento

As prefeituras que desejarem firmar parceria para implementação do Balcão Expresso em seus municípios devem enviar carta de intenção à Secretaria de Estado da Administração (Sead) até a próxima sexta-feira (18/6). O envio do documento será aceito, impreterivelmente, somente até esta data. Por isso, prefeituras devem se atentar ao prazo para a solicitação do canal de atendimento. 

Inicialmente, serão selecionadas cidades no interior do Estado que não possuem agências de atendimento do Vapt Vupt, conforme prevê o edital de chamamento. A divulgação dos municípios contemplados será feita no dia 28 de junho. Já a decisão final será publicada no dia 20 de julho, bem como o cronograma de implantação da ferramenta nos respectivos municípios. 

O balcão integra o Programa Expresso, lançado recentemente pelo Governo de Goiás, que visa ofertar serviços totalmente digitais aos cidadãos, de forma prática e ágil. Serviços estes que podem ser acessados por meio do site na internet, aplicativo de celular, totens de autoatendimento e, em breve, por meio da parceria com as prefeituras. A proposta do Balcão Expresso é justamente auxiliar os cidadãos que não têm acesso à internet ou que possuam pouca familiaridade com os meios digitais. 

Confira o edital completo aqui! 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Cinco novos serviços chegam ao Expresso e plataforma já oferta 79 atendimentos totalmente digitais

Programa amplia semanalmente as interações disponíveis para os usuários. Serviços podem ser acessados de qualquer local do Estado

A plataforma Expresso ganhou cinco novas funcionalidades esta semana e já oferece 79 serviços totalmente digitais aos cidadãos por meio do site, do aplicativo de celular e dos totens. Os novos serviços são ofertados pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e pelo Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo). 

A UEG disponibilizou a consulta ao acervo de sua biblioteca e ainda a pesquisa sobre os cursos oferecidos pela instituição. A Agrodefesa incluiu dois novos atendimentos: Permissão de Trânsito de Vegetais e obtenção da Autorização de Trânsito de Vegetais. Pelo Ipasgo, a novidade é a possibilidade de o beneficiário alterar o padrão de acomodação do plano.

Semanalmente são incluídos novos serviços nos canais de Expresso, consolidando o programa como plataforma central para que os cidadãos acessem os atendimentos estaduais de maneira totalmente digital, de qualquer lugar do Estado ou do país.

Além do portal www.expresso.go.gov.br, os serviços podem ser acessados por meio do aplicativo "Expresso Goiás", ou utilizando um dos 25 totens disponíveis nas unidades do Vapt Vupt de Goiânia e Aparecida de Goiânia, além dos cinco equipamentos localizados na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) na capital.
  
O Balcão Expresso também compõe os canais de atendimento do programa. Eles serão disponibilizados nos municípios que não contam com unidades do Vapt Vupt e manifestarem interesse na implementação do posto de serviços, que integrará interação presencial, por meio da disponibilidade de um servidor municipal, com a utilização do portal Expresso para auxiliar os cidadãos. 

Edital Balcão Expresso

Vale lembrar que as prefeituras interessadas em disponibilizar o Balcão Expresso aos cidadãos de seu município têm até o dia 18 de junho para enviar carta de intenções à Secretaria de Estado da Administração (Sead) solicitando a parceria.

Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás

Secretário da Administração participa do programa “Boa Noite, Goiás”, da TBC

Bruno D’Abadia abordou temas como o lançamento do Expresso, avanços do Vapt Vupt e formação continuada de servidores estaduais
 
O secretário da Administração, Bruno D’Abadia, participou do programa “Boa Noite, Goiás”, da TBC, na noite da última quinta-feira (10/6). Durante a conversa com o jornalista Paulo Beringhs, o titular da Sead abordou a importância do sistema de inventário de móveis do Estado, respondeu perguntas dos espectadores sobre o funcionamento e os canais de atendimento do Expresso e enalteceu a evolução que a oferta de serviços por meio das unidades do Vapt Vupt tem vivenciado desde o início da atual gestão. 
 
“O Vapt Vupt perdeu, no início de 2019, aproximadamente mil servidores. Nós solucionamos a falta de gente com eficiência, capacitação e tecnologia. Fizemos um grande trabalho de redução de custo e redirecionamento de recursos”, lembrou o secretário. Ele ainda enalteceu a vantagem da implantação do agendamento dos serviços. “O tempo do cidadão é precioso. Ninguém quer mais ir para uma unidade do Vapt Vupt e esperar uma manhã, uma tarde inteira. O cidadão que faz o seu agendamento tem plena convicção da hora que vai ser atendido”, afirmou, ressaltando que, hoje, o tempo de espera para atendimento nas unidades é de, em média, seis minutos. 
 
Entre outros assuntos, a entrevista também englobou temas como a formação continuada dos servidores do Executivo estadual, com destaque para o início recente do inédito Mestrado Profissional em Economia do Setor Público. O titular da Sead também comentou sobre a modernização proporcionada pelo Estatuto do Servidor, que entrou em vigor há um ano e que possibilitou a melhora da relação do Estado com seus colaboradores. “Foi uma revolução, pois nosso estatuto era de antes da Constituição de 1988, portanto bastante anacrônico. O estatuto atual trouxe economia para o Estado, mas, principalmente, trouxe uma nova forma de o Estado se relacionar com o servidor público.”
 
A entrevista completa está disponível no canal da TV Brasil Central no YouTube.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Governo de Goiás publica Lei que autoriza venda de 55 áreas não utilizadas pela administração pública

Secretaria da Administração vai priorizar avaliação dos imóveis para iniciar processo de alienação. Arrecadação assegura investimentos em áreas prioritárias da gestão

Dando continuidade ao processo de gestão racional do patrimônio público por meio da venda de espaços desocupados e sem destinação específica, o governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei n° 21.020/2021, publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (08/06), que autoriza o Estado a alienar 55 imóveis que estão inutilizados pela administração pública. 

Com a publicação da Lei, a Secretaria da Administração atuará de maneira prioritária para realizar a avaliação dos imóveis para que possam ser levados a leilão. As receitas obtidas com as alienações podem ser utilizadas para investimentos em áreas prioritárias da gestão, conforme define a legislação vigente.

O direcionamento das áreas inutilizadas para alienação é prática importante para que haja melhor aplicação de verbas públicas. Os imóveis sem destinação específica geram despesas, que incluem preservação do local e fiscalização contínua para evitar invasões, portanto, a venda dessas áreas não gera qualquer tipo de prejuízo na prestação dos serviços aos cidadãos.

Além disso, a autorização concedida pelo Legislativo para a alienação das áreas não indica que elas serão necessariamente vendidas. Mesmo sendo levados a leilão, não há garantias de que todos os imóveis serão alienados. Há também a possibilidade de que algum órgão manifeste interesse em utilizar uma das áreas para atender demanda da pasta. Nesse caso, mesmo com a publicação da Lei, o imóvel será destinado para esse fim, sendo retirado da lista para alienação.

Secretaria da Administração

Em Luziânia, Vapt Vupt do Jardim Ingá inicia serviço de emissão de identidade nesta quarta (09/06)

A unidade do Vapt Vupt do Jardim Ingá, em Luziânia, começa nesta quarta-feira (09/06) a oferecer o serviço de emissão de carteira de identidade, oferecido pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil de Goiás. Para realizar o novo atendimento, a agência conta agora com um kit biométrico, adquirido pela Prefeitura de Luziânia após ter sido estabelecida parceria com o Governo de Goiás.

O secretário da Administração, Bruno D’Abadia, e o prefeito do município, Diego Sorgatto, selaram o acordo durante visita do titular da Secretaria de Estado da Administração de Goiás (Sead-GO) a Luziânia, no último dia 13 de maio. A intenção dessa e outras medidas conjuntas é ampliar a oferta de serviços do Vapt Vupt na cidade, contemplando a região do Jardim Ingá, formada por 24 bairros e cerca de 100 mil habitantes.

Os agendamentos para a emissão de identidade na unidade do Jardim Ingá podem ser feitas por meio do site vaptvupt.go.gov.br/agendamento a partir desta quarta (9/06), dia em que o serviço também estará disponível. A confecção do documento já é disponibilizada na outra unidade do Vapt Vupt do município, localizada no Parque Estrela Dalva.

 

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Encontro do Programa de Compliance associa empatia ao aperfeiçoamento do atendimento ao público

Ao todo, 47 servidores da Sead participaram da reunião e opinaram sobre o tema

A Secretaria de Administração promoveu nesta terça-feira (8/6) o segundo encontro sobre ética, um dos eixos do Programa de Compliance Público. Ao todo, 47 servidores da pasta participaram da reunião virtual durante a manhã.

No encontro, uma animação sobre boas práticas no dia a dia foi apresentada aos participantes. O conteúdo ilustrava a maneira como atitudes positivas influenciam outras pessoas. Após a exibição, o grupo elencou os desafios diários de atuar com atendimento ao público.

Os participantes destacaram principalmente os efeitos positivos de um bom atendimento à sociedade, com cordialidade e compreensão, como ferramentas para inverter possíveis situações delicadas. Ao todo, estão previstas as realizações de mais dois encontros do Programa Compliance Público até novembro de 2021. A próxima reunião será no dia 20 de julho.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás