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Sead participa e media Webinar do Consad “Inovando as Compras Públicas no novo normal”

Nesta quarta-feira (16/9), às 16 horas, o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) realiza o 2º Webinar com o tema “Inovando as Compras Públicas no ‘novo normal’”. Entre os convidados está o superintendente Central de Compras Governamentais e Logística, Ândrei Oliveira de Paula. 

A iniciativa é do Grupo de Trabalho de Gestão de Compras Públicas do Conselho, liderado pelo titular da Sead, Bruno D’Abadia, também vice-presidente do Consad. O secretário da Sead mediará o encontro. 

Palestrantes

Ândrei Oliveira de Paula (Secretaria da Administração-GO) – A Audiência Virtual: Necessidade Emergencial ou Evolução Procedimental?
Renato Fenili (Ministério da Economia) – Marketplace e as Compras Públicas
Luciano Wuerzius (Banco Mundial) – Soluções Online de Licitações

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Teletrabalho no poder Executivo gera economia de R$ 83 milhões ao Governo de Goiás

O Governo de Goiás, a partir da implantação do teletrabalho no poder Executivo, conseguiu assegurar dois pontos importantes de uma administração que tem demonstrado zelo pelos recursos públicos: qualidade na prestação dos serviços e economicidade. Com o trabalho remoto, adotado desde a segunda quinzena de março de 2020, o Estado já economizou mais de R$ 83 milhões com as despesas de custeio.

O valor corresponde a uma redução de 41%, na comparação com o mesmo período do ano passado (abril a agosto). A redução foi uma determinação do governador Ronaldo Caiado diante do enfrentamento da pandemia. Os dados são da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

E a tendência de redução das despesas de custeio já era observada no primeiro trimestre de 2020, mesmo antes da pandemia da Covid-19. De janeiro a março, houve também economia de mais de R$ 15 milhões na comparação com o primeiro trimestre de 2019. A economia total nos primeiros oito meses de 2020 é de aproximadamente R$ 100 milhões.

Desde abril – período da pandemia e já com a implantação da modalidade de teletrabalho no Poder Executivo – a maior redução em valores absolutos foi com consumo de água, esgoto e energia, com economia de mais de R$ 35 milhões, quase 49% a menos do que o gasto em 2019. A gestão estadual também registrou decréscimo de 72% no custeio com materiais de expediente.

As despesas de custeio correspondem ao consumo de água e esgoto, energia elétrica, alimentação, compra de gêneros alimentícios, serviços de telefonia, materiais de expediente, combustíveis e viagens (diárias, passagens, hospedagem e despesa com transporte).

Secretaria da Administração (Sead)

 

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Superintendente da Sead destaca a otimização dos recursos públicos na gestão Caiado

O superintendente Central de Gestão e Controle de Pessoal da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Luís Queiroz Lima, enfatizou, em artigo publicado nesta sexta-feira (11) no jornal Diário da Manhã, as mudanças positivas em toda a estrutura do Estado após a reforma administrativa, realizada na gestão do governador Ronaldo Caiado. Queiroz destacou que em quatro anos, o governo terá economizado mais de R$ 400 milhões de reais na despesa com pessoal. Na primeira fase da reforma houve uma redução de 20% dos cargos em comissão, contenção inédita no Estado.

As mudanças promovidas pelo atual governo também gerou a reformulação do Estatuto do Servidor, adaptando o regramento ao desenvolvimento do país e permitindo uma gestão mais eficiente. O superintendente reforçou ainda que as ações adotadas já gerou economia na folha, o que possibilitou o pagamento em dia dos servidores públicos.

Leia o artigo na íntegra.

Uma gestão pública otimizada e responsável

A atual Gestão recebeu o Estado com sérias dificuldades financeiras. A dívida total somava R$ 3,4 bilhões e com a folha de dezembro de 2018 pendente de quitação. Diante daquele cenário, grandes desafios foram impostos, especialmente no tocante à Despesa com Pessoal que, somando-se todos os Poderes, caminhava em ascensão, apresentando um crescimento médio anual nominal no período de 2010 a 2018, de 11,85%, atingindo o pico em 2018, que comparado com 2017, cresceu 15,74%.

O agravamento da crise econômica dos últimos anos já estava impactando as contas públicas, como se não bastasse, a pandemia do coronavírus trouxe consigo inegável impacto sobre a economia, visto que há implicações sobre todos os aspectos da cadeia produtiva e de consumo. Contudo, o dever de casa foi feito pelo governo, com o corte de gastos da máquina pública, revisão de contratos e controle do gasto de pessoal.

Já no primeiro ano da atual gestão, o Estado promoveu por meio da Secretaria de Estado da Administração – Sead, uma profunda reforma administrativa, resultando na redução de aproximadamente 20% dos cargos em comissão, alcançando o menor patamar histórico, além de cerca de 25% das funções comissionadas. A reforma produzirá a contenção de R$ 422 milhões de reais na despesa com pessoal no prazo de quatro anos.

Outra medida adotada pela gestão de Ronaldo Caiado foi a concepção do Novo Estatuto do Servidor, que promoveu adequações da legislação Estadual à Lei federal nº 8.112, trazendo a modernização do regramento e proporcionando maior eficiência à gestão, além de extinguir benefícios não condizentes com o cenário atual.

O novo Estatuto também trouxe benefícios ao servidor, como a ampliação da licença paternidade para 20 dias; possibilidade do parcelamento das férias em até 3 períodos, além do pagamento antecipado do adicional; regulamentou o pagamento do adicional noturno, dentre outros. Em síntese, os efeitos do novo estatuto acarretarão até o ano de 2025 a contenção de mais de R$ 1,63 bilhões de reais aos cofres públicos.

Além das alterações legislativas, foram adotadas medidas internas por parte da Sead que, após o aperfeiçoamento de seus controles na gestão da Folha de Pagamento dos servidores do Poder Executivo, evitou o pagamento de valores inadequados. As constantes ações preventivas relacionadas ao controle, evitaram aos cofres públicos no período de 2019 até o primeiro semestre de 2020, uma despesa imprópria na ordem de R$ 160 milhões de reais.

O desafio é vultoso, mas com seriedade e comprometimento do atual governo, o ajuste vem sendo efetuado gradativamente, como pode ser observado na evolução dos índices de acréscimo da folha de pagamento do Poder Executivo em relação ao exercício de 2018, cujo percentual de acréscimo, comparado com 2017, foi de 14,88%, já em 2019, o índice caiu para 3,47% e a expectativa é que em 2020 seja próximo de zero.

As ações já adotadas conseguiram frear bruscamente o crescimento da folha, demonstrando o compromisso do governo com a gestão da despesa de pessoal, criando condições para honrar seus compromissos, realizar investimentos e garantir que o pagamento dos servidores continue sendo creditado dentro do mês trabalhado.

Luís Queiroz Lima – Superintendente Central de Gestão e Controle de Pessoal da Secretaria de Estado da Administração (Sead)

Governo de Goiás divulga retomada do processo seletivo para contratação de estagiários

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração – Sead, retomou na quarta-feira (2) o processo seletivo para contratação de estagiários para as vagas destinadas aos alunos regularmente matriculados em cursos de nível superior e tecnólogo. Os estagiários vão atuar em órgãos e entidades do Estado.

A seleção ao Programa de Estágio havia sido suspensa em março deste ano em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. O processo retoma com a oficina de apresentação dos selecionados às Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas dos órgãos para que, na sequência, seja efetivada a contratação. 

Os estudantes terão duas datas para efetivação do contrato e a escolha é facultada ao estagiário. Os selecionados devem entregar os documentos assinados até o dia 30 de setembro para início do estágio a partir do dia 1 de outubro. Para os que desejam iniciar a partir de novembro, a entrega e assinatura dos documentos devem ocorrer até 30 de outubro. 

O estudante que não tiver apresentado toda a documentação assinada até o final de outubro será desclassificado do processo seletivo.

Programa de Estágio

Lançado em 2019 pelo governador Ronaldo Caiado, o Programa de Estágio do Estado de Goiás seleciona alunos regularmente matriculados e com comprovada frequência em cursos vinculados ao ensino oficial de educação superior e reconhecido pelos órgãos regulamentadores para atuar no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual, nos termos do Decreto nº 9.496/2019.

O estagiário receberá bolsa de estágio que integra o auxílio financeiro no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), vale-transporte no valor de R$ 100,00 (cem reais) e seguro contra acidentes pessoais, contratado em benefício do estagiário.

A seleção dos estudantes ocorreram em duas etapas, conforme cronograma do edital: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e Oficina de Integração e Orientação para Ingresso no Programa de Estágio, de caráter eliminatório, em caso de ausência. Todas as etapas foram realizadas pela Sead.

Convênios – 2020

Município de Iporá

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços. 


Município de Rialma

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Superintendência Regional do Departamento da Polícia Federal em Goiás

Disponibilizar serviços de inserção e conferência de dados pessoais dos cidadãos interessados em obter o passaporte a serem emitidos e entregues pela Polícia Federal.


Município de Minaçu

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Município de Formosa

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Município de Nerópolis

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Município de São Miguel do Araguaia

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Secretaria da Receita Federal do Brasil

Continuidade do atendimento de pessoas interessadas na inscrição e na alteração de endereço no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).


Município de Itumbiara

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Município de Cristalina

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Município de Santa Helena de Goiás

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Município de Pires do Rio

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Município de Goiatuba

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil

Intercâmbio de informações de interesses recíproco entre os convenentes, relativas a pessoas físicas, constantes da base de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).


Município de Planaltina

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Município de São Luís de Montes Belos

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


Município de Trindade

Mútua cooperação entre os partícipes com vistas ao desenvolvimento de ações destinadas à implantação e operacionalização dos serviços.


 

A emissão de senha para empréstimo consignado poderá ser realizada por aplicativo

O Governo de Goiás mais uma vez reforça seu compromisso em oferecer serviços mais ágeis e eficientes aos goianos e, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com a Neoconsig Tecnologia S.A, disponibiliza, a partir desta quinta-feira (3), a emissão de senha para empréstimo consignado pelo aplicativo “Meu Consignado”. O novo programa oferece comodidade e mais segurança no processo de cadastramento para a solicitação do empréstimo.

De agora em diante os servidores que desejam solicitar empréstimo consignado poderão optar por emitir a senha para o pedido de empréstimo pelo próprio celular, de forma segura e com economia de tempo. Além disso, a nova ferramenta também oferece a verificação de informações como margem consignável, operações, simulação de empréstimos, entre outros serviços.

Após instalar o programa no telefone móvel o usuário realizará o cadastramento utilizando o aplicativo “Meu Consignado”, inserindo seus dados, importando os documentos solicitados, registrando foto de rosto, criando as senhas de acesso e da consignação. Em seguida, a equipe técnica da Neoconsig receberá o cadastro e, após validar os dados, fará a liberação para o uso da senha.

Depois que o cadastro é liberado pela Neoconsig o servidor poderá gerar o código TOKEN (senha) para ir até a agência bancária dar prosseguimento no seu atendimento. O TOKEN terá a duração de duas horas para que o usuário realize o empréstimo consignado.

A Sead esclarece que a ferramenta é mais uma alternativa para a geração de senhas do empréstimo consignado. Por tanto, as unidades Vapt Vupt continuam efetuando o serviço normalmente com atendimento previamente agendado no Portal.

Retomado calendário de convocação dos aprovados no concurso da Aganp/2006

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração – Sead, informa que foram retomadas as convocações dos candidatos aprovados no cadastro de reserva do concurso da extinta Agência Goiana de Negócios Públicos – Aganp, realizado em 2006.

O chamamento ocorre em cumprimento a determinação contida na Ação Civil Pública de nº 0135601.52.2007.8.09.0051, bem como no Despacho de nº 966/2019 da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás.

O calendário de convocação dos candidatos, definido em três grupos e iniciado em novembro do ano passado, foi pausado em decorrência da pandemia da Covid-19. O novo chamamento contemplará a apresentação dos dois grupos restantes: os que seriam convocados em abril/2020 e os já previstos para setembro/2020, totalizando 677 candidatos. 

Para fins de definição de lotação, o aprovado deverá preencher, até 14 de setembro, um formulário eletrônico apontando seu perfil profissional, o qual estará disponível por meio do portal http://oportunizar.administracao.go.gov.br. Complementarmente às informações preenchidas no Sistema Oportunizar e ao final delas, será agendada entrevista psicológica, a ser realizada por videoconferência.

O levantamento do perfil profissional é etapa fundamental para que a Sead realize a alocação de acordo com as habilidades do aprovado e as necessidades da Administração. Os cargos objeto deste concurso, à exceção dos de Gestor de Finanças e Controle, são de provimento geral e poderão ser colocados à disposição dos diversos órgãos e entidades do Poder Executivo.

Secretaria da Administração (Sead)

 

LEIA O EDITAL NA ÍNTEGRA:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2020 – SEAD

O Secretário de Estado de Administração do Governo do Estado de Goiás, no uso de suas atribuições que lhes são conferidas pela Lei Estadual nº 20.491, de 25 de junho de 2019 e pela Lei nº 20.756, de 28 de janeiro de 2020, e considerando a determinação contida na Ação Civil Pública de nº 0135601.52.2007.8.09.0051, bem como no Despacho de nº 966/2019 da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, no Processo Administrativo nº 201800005020082 e Ata de Reunião nº 26, do Comitê Gestor de Gastos, TORNA PÚBLICA A CONVOCAÇÃO para apresentação dos candidatos aprovados nos cadastros de reservas dos concursos da extinta Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos – AGANP, atual Secretaria de Estado da Administração – SEAD, realizados em 2006, de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

I – DO CRONOGRAMA DE NOMEAÇÃO

  1. Os aprovados no cadastro de reserva, identificados como Segundo e Terceiro Grupo, no cronograma de nomeação constante do Anexo I do Edital de Convocação nº 001/2019-SEAD, terão sua nomeação publicada no mês de setembro de 2020;
  2. As nomeações serão publicadas em Diário Oficial do Estado de Goiás, o qual pode ser acessado por meio do link http://diariooficial.abc.go.gov.br/;
  3. É de responsabilidade dos candidatos acompanhar a publicação do ato de nomeação, bem como cumprir as demais orientações contidas neste ato.

II – DO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PERFIL PROFISSIONAL

  1. Conforme disposto em Edital, os cargos objeto destes concursos são de provimento geral e poderão ser colocados à disposição dos diversos órgãos ou entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo;
  2. Considerando o lapso temporal entre o Edital do certame e o presente chamamento, os aprovados deverão preencher formulário de perfil profissional, o qual permitirá à Secretaria de Estado da Administração conceber a lotação dos servidores conforme as necessidades dos órgãos e entidades do Poder Executivo;
  3. O formulário eletrônico do perfil profissional de que trata o item anterior será disponibilizado no Sistema Oportunizar, acessado no endereço http://oportunizar.administracao.go.gov.br, para preenchimento das informações pelos aprovados do Segundo e Terceiro Grupos até o dia 14 de setembro de 2020.

III – DA ENTREVISTA PARA LOTAÇÃO

  1. Os aprovados serão submetidos à entrevista por equipe de psicólogos do Estado, para fins de melhor direcionamento de sua lotação;
  2. A entrevista ocorrerá por meio da ferramenta de videoconferência ZOOM, agendada da seguinte maneira:
    1. Após o preenchimento do perfil profissional no Sistema Oportunizar o candidato deverá se inscrever no menu Recrutamento AGANP/2006;
    2. Ao final deverá escolher um dia e horário disponível para a entrevista, o sistema emitirá um link para reunião, o qual deverá ser acessado no horário e no dia agendado, por meio de smartphone, notebook ou computador com câmera e acesso à internet;
    3. Ao acessar o link do agendamento, o aprovado deverá estar munido de documentação de identificação pessoal;
    4. O tempo previsto para realização da entrevista é de 30 minutos e é importante que o aprovado esteja em local com boa internet, iluminação e sem ruídos.
    5. Caso não seja possível a realização da entrevista o candidato deverá realizar o reagendamento pelo Sistema Oportunizar.
  3. O aprovado que não preencher o formulário de perfil profissional ou não comparecer à entrevista antes de sua nomeação e posse poderá ter seu efetivo exercício procrastinado, uma vez que deverá ser submetido aos procedimentos de levantamento de perfil e entrevista para definição de lotação.

IV – DA ALOCAÇÃO DE PESSOAL

  1. O aprovado que tiver sido submetido à entrevista terá sua lotação definida de acordo com o seu perfil profissional e a distribuição de vagas por órgão ou entidade, no interesse da Administração.
  2. A divulgação da lotação do aprovado entrevistado será enviada individualmente, por e-mail, conforme endereço eletrônico informado no Sistema Oportunizar, a partir do dia 24 de setembro de 2020.
  3. Os aprovados para o cargo de Gestor de Finanças e Controle terão sua lotação na Controladoria-Geral do Estado, órgão de origem.

V – DA PERÍCIA MÉDICA

  1. O aprovado deverá realizar agendamento para perícia médica, a fim de comprovar sua aptidão física e mental para posse, conforme art. 5º da Lei nº 20.756/2020, a partir do dia 15 de setembro de 2020, pelo telefone (62) 3269-4310;
  2. O aprovado deverá comparecer à Junta Médica Oficial da Gerência de Qualidade de Vida Ocupacional – GEQUAV, situada na Rua Dr. Olinto Manso Pereira (antiga Rua 94) – Setor Sul, Goiânia-GO – CEP 74080-100, para realizar a perícia médica 30 (trinta) minutos antes do dia e horário marcado, munido de documentação de identificação pessoal e exames exigidos no Edital do concurso;
  3. Considerando a situação de emergência em saúde pública, aprovado deverá comparecer à GEQUAV sem acompanhante, sendo obrigatória a utilização de máscara de proteção facial para acesso às dependências da unidade;
  4.  Caso não seja possível o comparecimento na data e horário definidos no agendamento, o aprovado deverá solicitar novo horário de atendimento, fazendo-o por meio do telefone (62) 3269-4310, e comparecer na Gerência de Qualidade de Vida Ocupacional no dia e horário reagendado para realização do exame clínico admissional.

.VI – DA POSSE

  1. A posse deverá ser tomada no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da publicação do ato de nomeação no Diário Oficial do Estado, prorrogável por mais 15 (quinze), a requerimento do interessado (Art. 20, da Lei n°.20.756, de 28 de janeiro de 2020).
  2. Na hipótese de se tratar de servidor público, o prazo de que trata o § 1º do Art. 20, da Lei n°.20.756/20 pode ser prorrogado para ter início após o término dos seguintes eventos:

            I – licença para tratamento de saúde;

            II – licença – maternidade;

            III – licença – paternidade;

            IV – licença para o serviço militar;

            V – licença por motivo de doença em pessoa da família;

            VI – férias.

  1. Para tomar posse os nomeados precisarão apresentar os documentos constantes na orientação disponível no endereço eletrônico  http://www.portaldoservidor.go.gov.br/nomeacao/posse.html (Procedimentos para o Ato de Posse – SEAD – AGANP – GESTORES, ANALISTAS E TÉCNICOS);
  2. Será sem efeito o ato de nomeação se a posse não ocorrer no prazo previsto de 30 (trinta) dias prorrogáveis por mais 15 (quinze) dias e implicará na perda do direito à vaga para o qual foi nomeado, conforme preconiza parágrafo 5º do Art. 24 da Lei nº 20.756, de 28 de janeiro de 2020.

.VII – DO EFETIVO EXERCÍCIO

  1. O efetivo exercício deverá seguir o disposto parágrafo 2º do Art. 24 da Lei nº 20.756, de 28 de janeiro de 2020, in verbis:

            § 2º “É de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor entrar em exercício, contado da data da posse.”;

            (…)§ 6º O servidor que não entrar em exercício no prazo previsto no § 2º deve ser exonerado do cargo

  1. Após tomar posse, o nomeado deverá se dirigir à Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e/ou equivalente de lotação, conforme informado por e-mail, para o efetivo exercício de suas funções, munido da seguinte documentação:
    1. -Declarações emitidas no ato de posse;
    2. -Termo de posse, emitida no ato de posse;
    3. -Cópia dos documentos exigidos e/ou emitidos nos passos 2 (exceto as certidões) e 3 do documento “Procedimentos para o Ato de Posse – SEAD – AGANP – GESTORES, ANALISTAS E TÉCNICOS” disponível em http://www.portaldoservidor.go.gov.br/nomeacao/posse.html.

Esta Convocação entra em vigor na data de sua publicação.

 

BRUNO MAGALHÃES D’ABADIA

Secretário de Estado da Administração

   

 

Pedido de final de fila:

Tendo em vista que o chamamento das etapas de setembro alcança todos os servidores aprovados no concurso não será possível o pedido de final de fila nessa etapa.

Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Perfil e Alocação de Pessoas no telefone 3201-5666, (62) 98306-0105 – Eliéser Rodrigues.

Preenchimento do perfil profissional: http://oportunizar.administracao.go.gov.br/oportunizar/login.jsp

Governo de Goiás mantém suspenso recadastramento obrigatório de aposentados e pensionistas do Estado

Suspensão da prova de vida iniciou em março em razão da pandemia de Covid-19 e permanecerá até que seja determinado retorno do atendimento presencial. Medida beneficia mais de 16 mil usuários

Em virtude do isolamento social pelo combate à Covid-19, o Governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (Goiasprev), suspendeu temporariamente o recadastramento anual obrigatório, conhecido como prova de vida, dos aposentados e pensionistas da Previdência estadual.

A medida teve início em março de 2020, quando foi decretada a pandemia, e impediu o bloqueio de benefícios dos aniversariantes de dezembro de 2019 a junho de 2020. Até a data atual, 16.795 usuários foram contemplados por essa ação e estão recebendo seus pagamentos em dia.

Segundo a gerente de Cadastro, Auditoria e Junta Médica Previdenciária, Marina Ribeiro Moreira, a suspensão da prova de vida obrigatória permanecerá até que o retorno do atendimento presencial seja decretado pelo Governo de Goiás. 

Ela esclarece ainda que a regularização do cadastro de aposentados e pensionistas está sendo realizada apenas para aqueles que já estavam com seus benefícios bloqueados antes da data de suspensão (março/2020) e mediante pré-agendamento do atendimento, que será realizado por videoconferência.

De acordo com a gerente, durante o período de teletrabalho, dos 533 bloqueados antes de março, já foram regularizados 323 cadastros por videoconferência, restam 190 pessoas em situação de bloqueio.

O presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, destaca que essa foi mais uma ação do governador Ronaldo Caiado em relação ao isolamento social. 

“Além de zelar pela vida dos nossos beneficiários, em sua maioria do grupo de risco, e também dos nossos colaboradores, o governador manteve os pagamentos em dia, evitando transtornos a milhares de famílias que dependem dos benefícios da previdência estadual”, afirma o presidente.

Para agendar o atendimento presencial de regularização de cadastro, que é destinado apenas para aqueles que estão com benefícios bloqueados, é necessário acessar um dos canais da Goiasprev, disponíveis no site www.goiasprev.go.gov.br.

Comunicação Goiasprev – Governo de Goiás

Atendimento ao cidadão com responsabilidade é tema de artigo do titular da Sead

Em artigo publicado na edição desta terça-feira, 1° de setembro, no jornal Diário da Manhã, o secretário Bruno D'Abadia relatou o esforço do Governo de Goiás para que o cidadão continue tendo acesso aos serviços estaduais, mesmo com a crise sanitária ocasionada pela Covid-19.

O titular da Sead apontou a sensibilidade do governador Ronaldo Caiado, que solicitou que fossem instaurados todos os protocolos de segurança afim de garantir o acesso do cidadão aos serviços e os principais atendimentos dessem continuidade em todo o Estado.

Com o equilíbrio responsável entre a proteção da saúde do servidor e a característica essencial da prestação dos serviços do Vapt Vupt, o programa realizou aproximadamente um milhão de atendimentos desde o início da pandemia.

Leia o artigo na íntegra:

O cidadão em primeiro lugar

A localização única e centralizada dos diversos serviços públicos nas unidades de atendimento integrado estadual é reconhecida pelos goianos como essencial. Quando aliado ao bom atendimento dos colaboradores, esse conceito é reforçado e, por esta razão, o Governo de Goiás, mesmo com a crise sanitária ocasionada pela Covid-19, e com a adoção de medidas de segurança, asseverou que os atendimentos mais demandados fossem continuados.

 Com o equilíbrio responsável entre a proteção da saúde do servidor e a característica essencial da prestação dos serviços do Vapt Vupt, o governador Ronaldo Caiado solicitou que fossem instaurados todos os protocolos de segurança para garantir o acesso do cidadão aos serviços, sem se descuidar, por óbvio, das medidas de distanciamento impostas pelo vírus. Mesmo com as restrições e um leque de serviços limitados, aproximadamente um milhão de atendimentos foram realizados desde o início da pandemia.

 Logo no início da fase de isolamento social, em uma ação rápida e estratégica, o Governo de Goiás adotou o agendamento on-line prévio para todos os atendimentos ofertados nas unidades do programa. A medida assegurou que os atendimentos ocorressem de forma organizada, com espaçamento de tempo, e sem aglomeração dentro das agências, mais uma medida de proteção aos usuários e servidores.

 Disponibilização de álcool em gel para usuários e servidores, sinalizações para manter distanciamento no momento de atendimento e na sala de espera, além da aferição da temperatura de todos que adentram nas unidades são outras iniciativas que demonstram o cuidado empreendido para que o processo funcione de maneira segura e eficaz.

 O dinamismo dos atendimentos concomitante à compreensão da população, que em sua ampla maioria respeita as medidas adotadas, resultou em uma média de tempo de atendimento inferior a 10 minutos, um indicador de que os goianos não estão desamparados, mesmo em um momento de tantas dificuldades.

Mas o esforço do governo para que o cidadão continue tendo acesso aos serviços estaduais não parou por aí. O portal Goiás Digital é outro avanço significativo da gestão. No ar desde março, o site possibilita que os usuários realizem uma série de serviços totalmente on-line. Com navegação facilitada e um layout intuitivo, a plataforma já conta com mais de 100 serviços. Mais um passo rumo à modernidade e que atesta uma nova Era na relação do Estado com os cidadãos.

 É previsível que existam aqueles que preferem criticar ou encarar as mudanças com olhar de desconforto, mas, em um momento delicado de crise sanitária, é notável o trabalho desempenhado para que os goianos continuem tendo acesso aos serviços públicos, com respeito e cuidado pela saúde de todos. A modernização é um dos principais pilares desse processo, no entanto o avanço obtido é resultado, principalmente, do trabalho dos profissionais que compõem uma gestão que se guia pelo bem-estar do cidadão e que gerencia rápidas soluções para os desafios impostos.

Bruno D’Abadia – Secretário de Estado da Administração (Sead)