Economia Criativa

Economia Criativa é um termo que se refere a toda atividade econômica que depende primordialmente da criatividade humana para gerar valor econômico; seja este resultado um elemento cultural ou não. Entre os setores abarcados pela Economia Criativa estão:

    ARQUITETURA     Resultado de imagem para free icons architecture
    ARTESANATO       Resultado de imagem para free icons HANDCRAFT
    ARTES CÊNICAS     Resultado de imagem para free icons THEATRE
    AUDIOVISUAL       Imagem relacionada
   CINEMA                   Resultado de imagem para free icons movie
   DESIGN                     Resultado de imagem para free icons paint
  EDITORIAL              Resultado de imagem para free icons book
  GAMES                  Resultado de imagem para free icons GAMES
MODA                  Resultado de imagem para free icons HANDCRAFT
MÚSICA                   Resultado de imagem para free icons music
PATRIMÔNIO          Resultado de imagem para free icons museum
P&D                         Resultado de imagem para free icons research
PUBLICIDADE        Resultado de imagem para free icons communication
RÁDIO E TV         Resultado de imagem para free icons RADIO
SOFTWARE       Resultado de imagem para free icons COMPUTER            
                      

ESTUDO IMB – PIB CRIATIVO DE GOIÁS

O Instituto Mauro Borges (IMB) realizou um estudo onde foi constatado que o setor de Economia Criativa  representa 6,9% do PIB goiano, empregando quase 300 mil pessoas e com uma remuneração anual total de R$ 5,2 bilhões. É um setor em plena expansão, que vem aumentando cada vez mais sua participação no PIB do estado; além de ser uma área que conta com um elevado capital humano, fatores fundamentais para o aumento da produtividade e da inovação na economia.

PRINCIPAIS PROJETOS:

  • Projeto Raízes de Goiás
    Setor da Economia Criativa: Artesanato
    Cronograma: 2015-2019
  • Projeto Tecendo o Amanhã
    Setor da Economia Criativa: Artesanato
    Cronograma: 2019-2022
  • Projeto Arquitetura na Periferia
    Setor da Economia Criativa: Arquitetura
    Cronograma: 2019-2022
  • Projeto do Polo de Audiovisual de Rio Verde
    Setor da Economia Criativa: Audiovisual
    Cronograma: 2019-2022
  • Goiás Game Show
    Setor da Economia Criativa: Games
    Cronograma: 2019-2022
  • Campus Party
    Setor da Economia Criativa: SoftwareS
    Cronograma: 2019-2022

AUDIOVISUAL

                                                     

CINECLUBES CIDADES
7ª ARTE Acreúna
ARTE CINE CULTURA Acreúna
XICARA DA SILVA Anápolis
APARECIDA DE GOIÂNIA Aparecida de Goiânia
CLEO VERBERENA Faina
CATEDRAL Goiânia
IMIGRAÇÃO Goiânia
PUC Goiânia
OLHAR JURIDICO Goiânia
SEMSUN Goiânia
LARANJEIRAS Goiânia
ZABRISKIE Goiânia
VINGADOR TOXICO Goiânia
CINECLU-B Goiânia
BANDIDAS Goiânia
KALUNGA Goiânia
MUTAMBA Goiás
FRINGE Senador Canedo
CANEDO Senador Canedo
CINECLUBE NO IFG Águas Lindas
DESENCUCA Goiânia
CINE ARTE E CULTURA Goiânia
MILAGRE DOS PEIXES Goiânia
PIRINEUS Pirenópolis
COEP Pirenópolis

 

GAMES

A Superintendência de Economia Criativa em conjunto com as Associações Atléticas Acadêmicas da Universidade Federal de Goiás projeta e apoia a implantação de times competitivos de League of Legends, e demais e-sports nos diversos cursos da Universidade assim produzindo um ecossistema propício para o setor de Games, para impulsionar o seu crescimento no estado de Goiás, organizando e dando maior visibilidade de sua importância nos aspectos sociais, culturais e econômicos.

 

E-SPORTS

 

ATLÉTICAS PARCEIRAS:    
      Agronomia
      Desgovernada
 Imagem relacionada         Favelada
        Hamiltoniana
       Madrasta
      Magnata
        Neurótica
     Picareta
          Subversiva
        Tagarela
           Tectônica
Unificada
         Vira – lata
          Venenosa

 

PATRIMÔNIO 

PATRIMÔNIO IMATERIAL: Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares . A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.

PATRIMÔNIO MATERIAL: O patrimônio material é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

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MUSEUS DO ESTADO DE GOIÁS

 

GOIÂNIA
PROJETO: MEMORIAL DO CÉSIO

 
 
ALTO PARAÍSO (POVOADO DE SÃO JORGE)
MOACIR – OBRAS DIVERSAS

 

   

 

 

Estudo do Impacto Econômico Economia Criativa – FGV
Reportagens Economia Criativa em Goiás

 

Observatório da Economia Criativa

A Coleção Dimensões apresenta o levantamento quantitativo dos setores da Economia Criativa em Goiás. Os 19 livros formatados para leitura em smartphones integram a primeira coleção da biblioteca digital do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas – Media Lab/ UFG.
Coleção Dimensões: Arte Digital em Goiás 
Coleção Dimensões: Artesanato em Goiás 
Coleção Dimensões: Audiovisual em Goiás 
Coleção Dimensões: Design em Goiás 
Coleção Dimensões: Moda em Goiás 
Coleção Dimensões: Museus em Goiás 
Coleção Dimensões: Patrimônio Imaterial em Goiás 
Coleção Dimensões: Patrimônio Material em Goiás 
 

milena-s@sed.go.gov.br

(62) 3201-5498