Representantes do Estado e da União visitam unidades de saúde de Caldas Novas

Em visita institucional ao município de Caldas Novas neste fim de semana, o Secretário Nacional de Saúde e Educação, do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, anunciou a entrega de uma ambulância de transporte para a prefeitura. Acompanhado de autoridades municipais de saúde e da Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Irani Ribeiro, que representou o governador, Marconi Perillo, Rogério Abdalla conheceu a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, o Hospital Municipal de Caldas Novas e a Unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF.

Em reunião no gabinete do prefeito de Caldas, Evandro Magal, o secretário Rogério Abdalla informou que, junto à equipe do Ministério da Saúde, as necessidades mais urgentes do município de Caldas Novas serão avaliadas para a liberação de recursos e tomada de decisões que possam ajudar na gestão da assistência aos moradores e aos turistas que visitam a cidade todo o ano. Segundo Evandro Magal a população de 70 mil habitantes chega a 180 mil pessoas no período de alta temporada, o que sobrecarrega o sistema.

A superintendente Irani Ribeiro considera importante a presença de representantes do Ministério da Saúde com poder de decisão nas unidades municipais de saúde para que a realidade seja vista in loco. As autoridades puderam conhecer, por exemplo, a integração da emergência entre o SAMU e a UPA e verificadas as demandas da área física e de equipamentos, além da troca de informações com funcionários das unidades municipais.

Segundo a Dra. Irani durante o trajeto das visitas também foi discutida a situação da rede na região e secretário Rogério Abdalla se disponibilizou a ajudar no atendimento das necessidades junto ao governo federal. Existe a expectativa de para zerar a fila de cirurgias eletivas do município com a liberação de recursos nos próximos dias.