LACEN-GO – Laboratório Estadual de Saúde Pública

Criado em 1947, o LACEN-GO é parte integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB), do Ministério da Saúde. Os laboratórios estaduais são os laboratórios de referência, responsáveis por coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública; encaminhar amostras ao laboratório de referência regional e/ou nacional; realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual; realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico; habilitar laboratórios para integrar a rede estadual de laboratórios; promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios; e disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais.

O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros – LACEN-GO é uma Unidade de Referência Estadual juridicamente ligada à SES-GO para diagnóstico laboratorial e parte integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB. Como Laboratório de Referência Estadual coordena a Rede Estadual de Laboratórios, realiza procedimentos laboratoriais de média e alta complexidade para diagnóstico, controle e monitoramento das doenças e agravos de interesse da vigilância em saúde. Executa ensaios para avaliação de produtos e serviços sujeitos ao controle e fiscalização da vigilância sanitária e realiza ações laboratoriais no âmbito da vigilância ambiental.

Gestão da Qualidade e Biossegurança

Sistema de Gestão da Qualidade do LACEN-GO visa o controle e a padronização dos processos a fim de obter melhoria continua na prestação de serviços e eficiência no desempenho das ações relativas à vigilância em saúde por meio da investigação laboratorial em saúde pública e das Boas Práticas Laboratoriais. Conduz as atividades de acordo com princípios éticos, resoluções e normas, garantindo a confiabilidade, rastreabilidade e qualidade nos resultados. Tem como base a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025/2005 – Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração e de forma complementar a Boas Praticas para Laboratórios Nacionais de Controle Farmacêutico – relatório 44 Anexo1 /OPAS e outras legislações vigentes aplicáveis às suas atividades. O sistema de Gestão da Qualidade tem como meta obter a Acreditação, que é o reconhecimento formal externo e a satisfação dos clientes e parceiros.

Biossegurança é um conjunto de ações que tem como objetivo prevenir, diminuir ou eliminar os riscos à saúde dos trabalhadores e proteger os ambientes por meio de programas de garantia da qualidade, prevenção de acidentes, treinamento individual e coletivo. É um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde por ter um papel na promoção da consciência sanitária, na preservação do meio ambiente na manipulação e no descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes e na redução geral de riscos à saúde e acidentes ocupacionais. A biossegurança é um processo progressivo que deve ser sempre atualizado e supervisionado.

Outras Informações

Manuais de Procedimentos de Coleta, Acondicionamento, Transporte e Rejeição de Amostras Biológicas

Módulo I – Introdução - Atualizado em 16/02/2023

Módulo II – Bacteriologia - Atualizado em 16/02/2023

Módulo III – Biologia Molecular - Atualizado em 16/02/2023

Módulo IV – Entomologia - Atualizado em 16/02/2023

Módulo V – Imunoparasitologia - Atualizado em 16/02/2023

Módulo VI – Micobactérias - Atualizado em 16/02/2023

Módulo VII – Micologia - Atualizado em 16/02/2023

Módulo VIII – Virologia - Atualizado em 16/02/2023

Orientação para Coleta, Acondicionamento e Transporte de Amostras Biológicas de Primatas não Humanos (PNH) - Atualizado em 16/02/2023

Instruções para Coleta, Acondicionamento e Transporte de Amostras Biológicas pelo SVO - Atualizado em 16/02/2023

Diagnóstico das Arboviroses/GO - Atualizado em 16/02/2023

Biologia Médica

Robmary Matias de Almeida
E-mail: robmary.almeida@goias.gov.br
           lacengo.bmedica@gmail.com
Telefone: (62) 3201 3880

Coordena, planeja e supervisiona as atividades técnicas e administrativas pertinentes aos diversos setores da Biologia Médica, bem como articula junto com os mesmos implantações de ações referentes ao diagnóstico laboratorial dos Programas Nacionais de Saúde Pública e vigilância em Saúde. Desempenha ações integradas com a Vigilância em Saúde do Estado e Municípios, na elaboração e execução de programas de análises e investigação de prováveis surtos, epidemias e eventos inusitados, para posterior contenção e controle. Participa de reuniões técnico-científicas nacionais, regionais e estaduais voltadas para as áreas de atuação da Biologia Médica. Em parceria com as Coordenações Geral da Rede Estadual de Laboratórios e do Ensino e pesquisa do LACEN, descentraliza diagnósticos de resposta rápida com fornecimento de insumos disponibilizados pelo Ministério de Saúde, e Kits para coleta, acondicionamento e transportes de amostras para investigação de alguns agravos, principalmente os de notificação compulsória.

Bacteriologia
Lilian Silveira Caetano
E-mail: lilian.caetano@goias.gov.br
          lacengo.bacteriologia@gmail.com
Telefone: (62) 3201 9630

O setor de Bacteriologia realiza a identificação, caracterização de espécies bacterianas e o teste de sensibilidade a antimicrobianos, através de técnicas manuais e automatizadas (MALDI-TOF, VITEK 2), a partir de uma diversidade de amostras biológicas (Sangue, Líquor, Secreções, Fezes, Urina, Swabs de vigilância). Atua na investigação laboratorial de casos suspeitos das doenças de notificação compulsória como meningite, coqueluche, difteria e Doença de Transmissão Hídricas e Alimentares (DTHA), bem como na investigação de Infecção hospitalar relacionada a assistência à saúde – IRAS e monitoramento de bactérias multirresistentes, garantindo ações de resposta oportuna, como a quebra da cadeia de transmissão e consequentemente a contenção e controle de surto.

Produtos e Ambiente

A área de Produtos e Ambiente do LACEN-GO conta com serviços especializados e diferenciados no monitoramento da qualidade de produtos sujeitos ao controle sanitário e ambiental. O monitoramento apresenta-se como um instrumento valioso nas ações de vigilância sanitária para identificar risco iminente de agravos e para garantia da qualidade de produtos que devem ser objeto de verificações periódicas das características originais averbadas no registro. Por meio de análises laboratoriais monitora a qualidade de alimentos, águas, medicamentos, cosméticos, saneantes eoutros produtos sujeitos à vigilância sanitária, ambiental e à saúde do trabalhador.

Os ensaios de monitoramento da qualidade realizados na área de Produtos e Ambiente têm por objetivo avaliar as características físico-químicas, toxicológicas, microscópicas e microbiológicas de produtos acabados. A verificação da conformidade das especificações deve ser vista como um requisito necessário para a garantia da qualidade, segurança e eficácia do produto. Em razão de suas características, da sua inserção em campo de conflito e muito além de uma exigência regulatória, o monitoramento da qualidade dos produtos sujeitos ao controle sanitário reflete o poder do sistema de vigilância sanitária de promover a proteção e melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

Seções

Análise de Água

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.