Prefeitura de Jataí quer criar escola de saúde pública no município

O secretário de saúde de Jataí, Paulino Alves dos Santos Filho, e sua equipe de trabalho visitaram neste dia 26 de julho, a Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago a fim de conhecer sua estrutura de funcionamento. Ele pretende criar uma escola de saúde pública no município para atender as necessidades de qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde na cidade.

Em reunião com os representantes da prefeitura de Jataí a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS, Irani Ribeiro, ofereceu todo o apoio técnico necessário à implantação e já apresentou um grupo para auxiliar a prefeitura de Jataí na concretização da proposta. Ela manifestou muito entusiasmo com a proposta da Secretaria Municipal de Saúde de Jataí que foi encarada como um desafio para aumentar a rede de escolas de saúde pública no estado de Goiás e, ao mesmo tempo, fortalecer as ações de educação permanente em saúde no estado.

Para a Dra. Irani, para que o Sistema Único de Saúde se consolidem na prática, é preciso que seus trabalhadores passem por um processo de conscientização de seu funcionamento e que estejam em capacitação permanente. Segundo ela é preciso oferecer a qualificação necessária para que a assistência à população tenha a qualidade que merece. “Não adianta ter estrutura física e equipamentos de ponta se os profissionais não tiverem conhecimento e sensibilidade”, disse.

Ficou acertado que serão realizadas reuniões periódicas com a equipe técnica da Sest/SUS para o acompanhamento de todo o processo de implantação da escola de saúde de Jataí para a definição do seu organograma, orientações técnicas e legais, bem como a definição do cardápio de cursos. Na reunião foi discutida também a evolução da escola de Jataí para uma unidade regional com posterior pactuação com outros 9 municípios do sudoeste goiano. A proposta será, inclusive, apresentada para o secretário Leonardo Vilela em reunião a ser agendada.