Secretário nacional de saúde e educação visita 3 cidades goianas

O Secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, voltou a Goiás neste fim de semana. Na última sexta-feira, 18/08, ele visitou os municípios de Senador Canedo, Goiânia e Anápolis acompanhado da superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS, da Secretaria de Estado da Saúde Ses-GO, Irani Ribeiro de Moura. Rogério Abdalla está conhecendo a realidade da assistência prestada à população para coletar informações que sirvam de base para a tomada de decisões que possam melhorar a atenção primária.

A primeira visita foi em Senador Canedo onde o secretário conheceu a Maternidade Municipal Aristina Cândida e a Unidade de Pronto Atendimento. Durante reunião em que estiveram presentes várias autoridades locais o prefeito Divino Lemes solicitou a liberação de R$ 10 milhões para a construção da Unidade Terapia Intensiva Neonatal na maternidade, a transformação da Upa, que atualmente é Tipo 2 em Tipo 3, e o apoio para a criação do curso de medicina na cidade. Abdalla prometeu dar atenção especial às demandas com a unificação de esforços com o governo do estado e da prefeitura local.

Em seguida a Dra. Irani Ribeiro acompanhou a comitiva do secretário nacional ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas de Saúde – Conecta SUS, onde todos conheceram as instalações e os sistemas de gerenciamentos de dezenas de indicadores de saúde apresentados pelo Superintendente Executivo, Deusdedith Vaz. Rogério Abdalla apontou o Conecta SUS como “estrutura dos sonhos” e convidou o responsável pelo mapa da saúde de Goiás, Wisley Velasco, para fazer uma apresentação na Secretaria Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde para uma possível cooperação técnica com Goiás.

Em seguida a equipe do Ministério da Saúde seguiu para Anápolis, onde se reuniu com o reitor da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Haroldo Reimer. Depois de conhecer a estrutura da UEG através de um vídeo foi discutida a criação do curso de medicina em Itumbiara, cujo edital foi aberto em 2015. A superintendente Irani Ribeiro apontou a necessidade de construir também um hospital-escola, ligado à UEG de Itumbiara, onde já existem 3 cursos na área de saúde.

O secretário nacional afirmou que será feito um estudo para apresentação junto ao Ministério da Educação – MEC para a efetivação legal do segundo curso de medicina em universidade pública de Goiás. Abdalla se comprometeu também a viabilizar recursos para a realização do curso de preceptores pela Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago para a garantia da qualidade da residência médica em Goiás. A Dra. Irani Ribeiro enfatizou, durante a reunião, a importância da parceria com o governo federal para a criação do hospital-escola em Itumbiara. “Não adianta construir belos hospitais sem a presença de profissionais bem preparados para que o funcionamento seja eficiente”, concluiu.