Técnica do Ministério da Saúde aprova fortalecimento da CIES em Goiás

“Goiás está no caminho certo para a melhoria dos processos nas unidades de saúde através da educação permanente”. Esta é a opinião da técnica do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Maria Aparecida Timo Brito, que participou hoje, 23/08, de uma Roda de Conversa com a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, e com os membros da Comissão de Integração Ensino-Serviço – CIES de Goiás, na Escola de Saúde Pública de Goiás. Isso porque, segundo ela, as comissões regionais estão passando por um processo de fortalecimento com adesão da gestão estadual.

Para a professora Cida Timo, como é conhecida, as CIES têm um papel muito importante na política de educação permanente envolvendo os trabalhadores da saúde, os gestores e as escolas de saúde pública na busca de soluções conjuntas para as demandas do sistema de saúde como um todo. São as comissões que identificam as necessidades educacionais para a construção de políticas de melhorias nos processos de trabalho dentro das unidades de saúde. Segundo ela o local de trabalho também é uma escola por gerar conhecimentos através das discussões multidisciplinares.

A técnica do Ministério da saúde afirmou que a educação permanente já está promovendo experiências exitosas no país através da educação permanente no sentido de melhorar a assistência à saúde da população. Durante a reunião Cida Timo foi enfática ao revelar a preocupação com o impacto prático das qualificações dos trabalhadores da saúde em seus posto de trabalho. Para ela a educação continuada é importante, mas precisa ser pensada com foco na real utilidade para as pessoas. “O SUS é de todos os brasileiros”, afirmou ela.

A opinião da responsável pela política nacional de educação permanente em saúde foi formada a partir da apresentação do histórico, do organograma e das atividades desenvolvidas pela Escola de Saúde Pública Cândido Santiago-Esap-Sest/SUS, de Goiás. Ela também conheceu a proposta de planejamento para mudança das estratégias de enfrentamento de demandas, explicadas pela superintendente, Irani Ribeiro, com o estabelecimento de parcerias e com o fortalecimento da Esap que já conquistou o título de referência na região Centro-oeste.

Conforme explicou a superintendente, o planejamento de ações educacionais na Esap é realizado de forma ascendente, sistemática e contínua. A Dra. Irani afirmou que o processo de condução das atividades está promovendo avanços importantes como a escola ter se tornado certificada, a expansão das residências médica e multiprofissional, o fortalecimento de Goiás na rede nacional de escolas de saúde pública e o incentivo de criação de escolas municipais com o intuito de descentralizar capacitação no estado.