Sest/SUS sedia congresso interdisciplinar em saúde da UEG

A Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS sedia, entre os dias 30 de agosto e primeiro de setembro, a partir das 8:00 horas, o “I Congresso Interdisciplinar em Ciências da Saúde” da Universidade Estadual de Goiás – UEG. A programação contará com palestras, minicursos e mesas-redondas que buscam ampliar o conhecimento no âmbito das metodologias mais recentes para o design e desenvolvimento de produtos para a saúde, modelagem molecular, avaliação biológica, saúde pública, dentre outros.

São 200 vagas para professores, alunos e profissionais da área de saúde, mesmo das profissões que não fazem parte do elenco de cursos da universidade, como nutrição e enfermagem, por exemplo. Segundo a professora Cibelle Formiga, uma das organizadoras do congresso, a proposta é permitir e incentivar um diálogo multidisciplinar entre as carreiras de saúde com foco nas pesquisas científicas.

Tanto dos temas do congresso foram definidos através de sugestões dos alunos do Curso de Mestrado em Ciências aplicadas a Produtos para Saúde da UEG e a escolha dos palestrantes, vindos de várias partes do país, vem de encontro aos anseios dos mestrandos. A própria Sest/SUS está colaborando com execução do evento ao viabilizar a participação do presidente da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, o Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio, que vem falar sobre os “Avanços e Desafios do Sistema CEP/CONEP.

Com o público-alvo principal formado por alunos e interessados no mestrado o congresso será também, segundo a professora Cibelle, um espaço de discussão das linhas de pesquisa desenvolvidas no curso. Entre as atividades dos três dias de evento serão divulgadas as produções científicas do mestrado e de outros cursos da área de saúde através da exposição de banners e trabalhos orais. Também faz parte da programação os minicursos de “Escrita Científica” (para desenvolver habilidades para a produção de artigos científicos” e “Cienciometria” oferecendo oportunidade para o desenvolvimento de avanços científicos para a área de inovação e tecnologias científicas.