Goiás promove oficinas de educação permanente

O processo de Atualização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS que será realizado pelo Ministério da Saúde nas 5 regiões do Brasil já começou em Goiás. Depois de uma década da portaria 1996/2007 o Ministério da Saúde iniciou um processo de análise desta política com o objetivo de identificar os componentes da rede de Educação permanente nos Estados para o desenvolvimento das ações e avaliar a necessidade de atualização desta política. A estratégia adotada pelo ministério é a realização de oficinas regionais em todo o país para identificar e discutir elementos que possam contribuir com a atualização da PNEPS.

Hoje e amanhã serão realizadas aqui em Goiânia uma série de oficinas onde serão discutidas propostas com a finalidade de promover o aperfeiçoamento do processo de implementação da nova PNEPS de acordo com as necessidades locais, respeitando suas particularidades.

Para dar a maior legitimidade possível à definição das propostas elaboradas nas oficinas foram convidados 16 coordenadores das regionais de saúde de Goiás; representantes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; do Conselho Estadual de Saúde de Goiás; do Conselho de Secretários Municipais de Saúde - COSEMS; da Comissão Intergestora Bipartite – CIB; das escolas de saúde pública de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Jataí e Itumbiara (que estão se preparando para criar suas próprias escolas) ; coordenadores da Comissão de Integração, Ensino-Serviço/CIES; da Educação Permanente de Saúde - EPS; da Gerência das Regionais de Saúde e Núcleos de Apoio ao Controle de Endemias - Gernace e gerentes e coordenadores da Sest/SUS e as principais instituições de ensino superior do Estado.

Também estarão presentes três palestrantes de referência nacional que vão falar sobre o assunto: representantes da Escola Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) do Distrito Federal, da Secretaria Técnica Executiva – REDESCOLA – Fiocruz do Rio de Janeiro,e um representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS. Os principais temas das oficinas aqui de Goiânia são: “Planejamento das ações de Educação Permanente”, “Ações articuladas entre Sest/SUS X CIES”, “ Participação das Instâncias Colegiadas” e “ Conceito, estratégias de formação e infraestrutura educativa”. ​