Oficinas de educação permanente são sucesso em Goiás

Foto: Karim Alexandre

“Goiás está no caminho certo”, esta foi a declaração do assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Haroldo Jorge de Carvalho Pontes, que participou ontem, 08/11, das oficinas que fazem parte do processo de atualização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás vai de encontro ao que está sendo realizado em todo o país para que a qualificação dos trabalhadores do sistema público de saúde seja realizada com foco no atendimento das necessidades específicas de cada região.

Segundo o representante do CONASS, os debates realizados nas oficinas de Goiânia foram muito esclarecedoras porque as pessoas envolvidas no processo de educação permanente do Estado são comprometidas com os temas propostos para as discussões e trazem necessidades reais dos processos de formação profissional. Outra iniciativa de Goiás ,elogiada por Haroldo Pontes, foi a criação das coordenações regionais de educação permanente. Para ele isso permitirá que a proposta ensino/serviço de formação se concretize.

Haroldo Pontes afirma que a estratégia de discussões com a integração de todas as áreas da saúde é importante para que a educação seja planejada de forma a atender as necessidades reais do sistema e se reverter em benefício do usuário do Sistema Único de Saúde – o SUS.

Para a Superintendente de Educação em Saúde e trabalho para o SUS, Rafaela Veronezi, o objetivo das oficinas realizadas hoje foram alcançados, visto que a partir do levantamento realizado durante as discussões foram construídas sugestões para serem apresentadas ao secretário Leonardo Vilela. Assim que forem consolidadas serão levadas para o seminário regional a ser realizado em Brasília nos próximos dias 23 e 24 de novembro para que façam parte da proposta do plano nacional – o PNEPS.

Os principais assuntos discutidos nas oficinas foram: “Planejamento das ações de Educação Permanente”, “Ações articuladas entre Sest/SUS e CIES”, “ Participação das Instâncias Colegiadas” e “ Conceito, estratégias de formação e infraestrutura educativa”.