Câmara Técnica aprova proposta de fortalecimento das Escolas Estaduais de Saúde

A proposta de fortalecimento das Escolas Estaduais de Saúde Pública do País foi aprovada nesta sexta-feira (15) em Natal-RN, pela Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Elaborado por cinco estados brasileiros, dentre eles Goiás, a produção do documento teve participação ativa da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS) do Estado de Goiás. “Foi um trabalho muito bem feito pela Dra. Irani Ribeiro enquanto superintendente da SEST-SUS” ressalta sua sucessora, Dra. Rafaela Veronezi.

CONTINUIDADE DOS TRABALHOS

Dra Rafaela Veronezi, que representou a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás durante este encontro, também vai fazer parte do GT que acompanhará a produção dos planos estaduais de educação permanente em Saúde dos Estados. “A ideia é que planos contenham eixos homogêneos para que a educação permanente em saúde ganhe força”, explica Veronezi.  Além da superintendente da SEST-SUS do Estado de Goiás, seis representantes de outros estados brasileiros vão fazer o acompanhamento nacional da produção desses planos.

RESIDÊNCIAS MÉDICA E MULTIPROFISSIONAL

Outra pauta que vai estar muito presente nas discussões da Câmara Técnica em 2018 é sobre residências médicas e multiprofissionais.  Os trabalhos começarão com o diagnóstico situacional básico dos Estados em relação às residências. Por meio dessas informações consolidadas será possível, por exemplo, detectar a necessidade de criação de legislações estaduais específicas para as residências médicas e multiprofissional.  “Tudo isso com o intuito de fazer a interação entre gestão do trabalho e a gestão da educação na saúde”, esclarece a superintendente.

Por sua vez, quem vai representar Goiás no projeto de fortalecimento da capacidade gestora das Secretarias Estaduais de Saúde é Fabiana Facolmer, gerente de Gestão de Pessoas da SES-GO.