Termina 1ª edição da Especialização em Atenção Primária

Termina nesta quinta feira, 21 de dezembro, as inscrições para as próximas edições do Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde. As aulas da turma da 2ª edição estão programadas para o primeiro semestre de 2018 e as da 3ª no segundo semestre de 2018. Hoje, 19/12, terminaram as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC dos quase 200 alunos que iniciaram o curso desde 2014 e que foi dividido em 3 módulos.

Segundo a coordenadora do curso, Karen Michel Esber, durante os 14 dias de apresentações foram feitos vários relatos de experiências que deram certo e que estão sendo apresentadas à comunidade científica da área de saúde de Goiás. Como exemplos ela citou pesquisas sobre a importância da prevenção de câncer do colo de útero, que tem baixo custo e salva muitas vidas, além de temas interessantes sobre saúde bucal, saúde mental e muitos outros.

Para Karen Esber o Sistema Único de Saúde- SUS tem muito a ganhar com a qualificação de seus trabalhadores. “O SUS precisa ser capacitado para avançar na qualidade da prestação dos serviços de saúde à população”, comentou ela. A professora considera altamente positiva a oferta das quase 600 vagas para esta especialização. Foram 200 vagas na 1ª edição, serão mais 200 para a 2ª e 145 para a 3ª.

Na opinião da coordenadora Karen as secretarias estadual e municipal de saúde devem se apropriar dos conhecimentos produzidos pelos alunos do curso e que também são servidores do sistema, para que a teoria se transforme em práticas de saúde com melhor qualidade. Por parte dos alunos ela orienta que todos socializem os resultados dos trabalhos nas unidades de saúde, nos municípios e nas regionais para que o SUS absorva o conhecimento produzido.