Curso de aperfeiçoamento para implantação e execução do Projeto Vida no Trânsito já começou

Começou nesta segunda-feira (05 de fevereiro) o curso de Aperfeiçoamento para implantação e execução do Projeto Vida no Trânsito nos municípios prioritários do Estado de Goiás. Com carga horária de 120 horas, o método de aprendizado será todo na modalidade à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moodle da Escola de Saúde Pública “Cândido Santiago” (ESAP-GO). Esta primeira turma conta com 136 profissionais com inscrições homologadas.

O Projeto Vida no Trânsito é uma das iniciativas do Governo Brasileiro na direção do cumprimento das metas de redução dos mortos e feridos graves causados pelo trânsito no âmbito dos municípios.

A proposta do Curso de aperfeiçoamento para implantação e execução do Projeto Vida no Trânsito vem ao encontro da necessidade premente de qualificação dos profissionais que atuam no serviço de prevenção de acidentes nos municípios prioritários em Goiás: Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Ipameri, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mineiros, Morrinhos, Niquelândia, Novo Gama, Planaltina, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade, Uruaçu e Valparaíso de Goiás.

Estes municípios prioritários foram definidos a partir da média das taxas de mortalidade por acidente de transporte terrestre, porte populacional e trânsito municipalizado.  Os temas abordados no curso possibilitarão a qualificação nas áreas de vigilância de óbitos e feridos graves, na identificação de fatores de risco e pontos críticos de ocorrência de acidentes de trânsito, bem como na definição de ações prioritárias para a redução desses agravos.

A Superintendência de Vigilância em Saúde/ Gerência de Vigilância Epidemiológica (GVE)/ Coordenação Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA)  é  a instituição proponente do curso de aperfeiçoamento para implantação e execução do Projeto Vida no Trânsito.

Os discentes são profissionais com vínculo no SUS e de outras instituições das esferas de governo estadual e municipal, ou ainda profissional ligado à UEG, DETRAN, Secretarias municipais de trânsito e educação, Segurança Pública, SAMU, BOMBEIROS (instituições parceiras da secretaria estadual de saúde na redução da mortalidade por acidente de trânsito no Estado) e/ou Conselheiros do Controle Social.