Profissionais de Saúde debatem educação permanente

Gestores e profissionais de Saúde dos 25 municípios que integram a Região de Saúde Centro- Sul estarão reunidos nesta sexta-feira, 2 de março, no Seminário de Educação Permanente em Saúde. O evento, que acontece das 7h30 às 17h30 no Auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS), objetiva discutir e consolidar a educação em saúde de forma continuada e reunir servidores dos municípios envolvidos em todos os níveis ​de assistência à Saúde.

A Região de Saúde Centro-Sul abrange população de 849.421 habitantes, distribuída em 25 municípios: Aparecida de Goiânia (com a maior população – 511.323 habitantes), Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Edealina, Edéia, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba (com a menor população – 2.433 habitantes), Orizona, Piracanjuba, Pontalina, Professor Jamil, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Varjão Vianópolis e Vicentinópolis.

O coordenador de Educação Permanente em Saúde da Região Centro Sul, Lafaiete Araújo, informa que em 15 dos 25 municípios já foram instituídos Núcleos de Educação Permanente em Saúde.

Lafaiete Araújo destaca a importância da instituição desses núcleos, tendo em vista que, muitas vezes, os representantes dos municípios têm dificuldade de expor suas demandas na área de educação em saúde.

Os núcleos, explica o coordenador, são elos de interligação com as Comissões de Integração Ensino-Serviço (Cies) instaladas em cada uma das 18 Regiões de Saúde do Estado. “Os membros dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde conhecem a realidade do município, as necessidades e demandas a serem contempladas”, sublinha.

Na programação do Seminário de Educação Permanente em Saúde estão previstas duas palestras sobre Educação Permanente. Uma delas será ministrada pela professora Maria Gorete, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e outra proferida pela professora Cristiane Lemos, do Instituto de Ciências Biológicas da UFG sobre o tema ‘Educação ou Gerenciamento Permanente?’.

Também serão realizadas apresentações de painéis sobre Atividades da Comissão de Integração Ensino Pesquisa (Cies) da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (Esap), por Edilamar Braga, coordenadora da Cies Estadual e Fabiana Carvalho, da Esap.

Outro painel terá como tema o Plano Regional de Educação Permanente em Saúde, a ser apresentado por Lafaiete Araújo. Posteriormente, outro painel vai abordar a Câmara Técnica de Educação Permanente em Saúde, com o palestrante José Antônio, da Escola Municipal de Saúde Pública de Aparecida de Goiânia.

Tome Nota

Evento – Seminário de Educação Permanente em Saúde