SES vai qualificar profissionais para o atendimento de urgência e emergência

Estão abertas, até o próximo dia 26 de março, as inscrições para o Curso de Capacitação em Atendimento às Urgências e Emergências para Profissionais de Saúde em Ambiente de Simulação Realística, com carga horária de 16 horas. O principal objetivo é capacitar e atualizar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas Secretarias Municipais de Saúde e de Estado da Saúde, com base nos protocolos de assistência às urgências e emergências.

Dentre os profissionais podem participar os que atuam na Rede de Atenção Primária à Saúde (APS), Unidade Básicas de Saúde (UBS), Unidades Hospitalares do SUS, Unidades de Pronto Atendimento (APA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU 192) e Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (SIATE).

Serão capacitados 630 profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das 5 Macro Regiões de saúde do estado, divididos em 18 turmas compostas por 35 alunos cada. A proposta é fortalecer a eficácia nos atendimentos aos usuários com maior qualidade e agilidade.

As estão previstas para iniciar no dia 10 e abril e conclusão em 30 de maio obedecendo ao seguinte calendário. Nos dias 10 e 11/04 na Região Nordeste I, na cidade de Campos Belos; 24 e 25/04 na Região Nordeste II, em Posse; 22 e 23/05 no Entorno Sul, em Luziânia e 29 e 30 de maio no Entorno Norte, na no município de Formosa.

Treinamento com tutores

A realização do curso foi uma demanda dos municípios embasada nas necessidades de atualização dos protocolos da urgência e emergência que passam por constantes mudanças e também pelo fato que pacientes dos municípios mais afastados precisarem percorrer grandes distâncias em busca de atendimento.

Segundo a coordenadora do curso, Daniela da Silva Teixeira, da Superintendência de Acesso aos Serviços Hospitalares e Ambulatoriais da Secretaria de Estado da Saúde, a capacitação será feita por tutores treinados no Hospital Albert Aisten, de São Paulo, e que são médicos e enfermeiros de todas as regiões de Goiás.​