Goiás participa de oficina sobre especialização em saúde pública no Rio de Janeiro

Goiás participou hoje, 22/03, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca no Rio de Janeiro, da I Oficina de Avaliação dos Cursos de Especialização em Saúde Pública oferecidos no Brasil. Ao todo 10 escolas de saúde e centros formadores apresentaram suas experiências, avanços, desafios, lições aprendidas e propostas de aprimoramento na formação de sanitaristas. A apresentação da realidade de Goiás foi feita pela coordenadora de pós- graduação da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago - Esap, Kelli Coelho dos Santos.

Depois de todas as apresentações as experiências foram discutidas para a criação de um modelo de avaliação e de um relatório a ser apresentado ao Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. A ideia, segundo os participantes, é promover o aprimoramento do projeto de saúde pública com o envolvimento de pessoas comprometidas com o sistema.

Goiás propôs como aprimoramento do projeto a oferta permanente do Curso de Especialização em Saúde Pública pela Esap e sua descentralização nas cinco macrorregiões do estado com o propósito de disseminar o conhecimento tanto técnico quanto científico. Segundo a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Rafaela Veronezi, que também esteve presente, o encontro foi uma oportunidade ímpar de se compreender os desdobramentos deste projeto da Redescola.