Bolsista da SES-GO com deficiência total da visão conclui graduação

Arquivo Pessoal

Aos 49 anos a telefonista do Hospital Geral de Goiânia - HGG, Sandra Maria Alves Viana, colou grau na noite desta quarta-feira, 04/04/2018, no Curso de Recursos Humanos. Concluir o curso superior depois de 15 anos fora da sala de aula já seria uma conquista, mas o fato de ser totalmente cega e de ter conseguido uma bolsa de estudo pela Secretaria de Estado da Saúde conferiu importância ainda maior à sua vitória pessoal.

Sandra Maria disse que cursar uma graduação sempre foi um sonho que nutriu desde criança, mas que sabia não ser fácil devida à sua limitação. Quando ficou sabendo, através de uma colega de trabalho, da possibilidade de concorrer a uma bolsa, procurou a Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – SEST-SUS e foi contemplada em 2016 na vaga para Portador de Necessidades Especiais.

Como foi o primeiro caso do programa de bolsa que atendeu uma pessoa com deficiência visual completa a faculdade contratou um professor de apoio para ajudar a estudante nas atividades diárias. O PEDAGOGO Manoel Rodrigues foi quem acompanhou Sandra Viana e garantiu que ela não teve dificuldades e que sempre obteve boas notas.

Ainda na fila de formandos para receber o diploma Sandra Viana afirmou que não pretende parar de estudar. Já está buscando informações sobre a possibilidade de conseguir mais uma bolsa para cursar pós-graduação. “Agradeço muito à Secretaria de Estado da Saúde por ter me permitido realizar este sonho”, disse ela.

A coordenadora do programa de bolsas da SES-GO, Paulete Sandra da Rocha Nogueira, durante os 6 anos que trabalha na área nunca registrou um caso de um servidor totalmente cego e com tanto interesse e responsabilidade quando a Sandra. Durante o período o curso de tecnólogo em Recursos Humanos a bolsista cumpriu todas exigências e prazos determinados pelo programa de bolsas. Paulete Sandra, que fez questão de participar da formatura, disse ter grande satisfação em ter participado do processo de graduação de Sandra Viana. “ Foi uma bolsa muito bem aproveitada”, concluiu. ​