1ª turma do Curso de Reanimação Neonatal para bebês acima de 34 semanas

Aconteceu no último sábado na Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS o curso de Reanimação Neonatal para bebês acima de 34 semanas. Esta é a primeira turma do curso, que foi ofertado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás através das Superintendências: de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), em Vigilância Sanitária (SUVISA) e de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS), em parceria com a Sociedade Goiana de Pediatria (SGP).
O curso tem como objetivo qualificar profissionais médicos e enfermeiros que prestam assistência nas salas de parto das Secretarias Municipais de Saúde dos 32 municípios prioritários para o programa “Siga Bebê”. Esta ação faz parte do Eixo Qualidade de Vida do Programa Goiás mais Competitivo e Inovador, que tem o desafio de reduzir as taxas de mortalidade infantil no Estado de Goiás, priorizando ações de intervenção nos municípios com maior Taxa de Mortalidade Infantil. As aulas da primeira turma foram realizadas na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, sendo que, ao todo, serão formadas 10 turmas.
Para a gerente da Escola Estadual de Saúde Pública Candido Santiago - ESAP, Fabiana Carvalho, todos os profissionais envolvidos no atendimento de bebês recém-nascidos têm capacidades, fortalezas, habilidades e dons. “Acredito que os médicos e enfermeiros que participam do treinamento podem se tornar multiplicadores dos conhecimentos adquiridos juntos aos demais membros das equipes de trabalho”, afirmou. ​