Educação permanente da Regional Pirineus promove capacitação de médicos e enfermeiros para o pré-natal de baixo risco

Durante todo o dia de hoje, 02/05/2018, 26 médicos e 26 enfermeiros da Regional Pirineus participam, em Anápolis, de uma capacitação para a realização de consultas de pré-natal de baixo risco na atenção primária de saúde. Durante as aulas expositivas e práticas, os profissionais de saúde são preparados para interpretar exames, identificar sinais de alerta, classificar risco gestacional, indicação de encaminhamento de urgência e emergência obstétrica e outros itens que ajudem a reduzir os índices de mortalidade materno infantil.
A iniciativa da qualificação partiu da Coordenação de Educação Permanente da Regional Pirineus com o objetivo de melhorar a qualidade do pré-natal, tornar o parto mais seguro e identificar problemas evitáveis e tratáveis. A coordenadora Viviane Ferreira Nunes de Araújo exemplificou a sífilis congênita, a gravidez na adolescência e a pressão alta como situações que merecem atenção especial para se evitar complicações para mãe e bebê. Segundo ela alguns cuidados básicos feitos na atenção básica evitam encaminhamentos desnecessários para unidade de média ou alta complexidade e melhoram os indicadores de sucesso no pré-natal.
Além das exposições teóricas sobre a as condutas gerais, como o cálculo da idade gestacional e data provável do parto, os médicos clínicos e os enfermeiros têm a oportunidade de fazer estudos de casos, sanar dúvidas e discutir situações reais. Como parte dos profissionais dos municípios começaram a atuar na rede básica no ano passado, muitos disseram que pretendem melhorar o atendimento às gestantes com definição do fluxograma do pré-natal.
Segundo a coordenadora Viviane Ferreira quando a possibilidade de complicação é identificada nas 6 consultas de rotina, mais uma com o odontólogo, é possível tratar o problema apresentado e evitar a perda de vidas tanto de mães como de bebês de maneira eficiente e, muitas vezes, tranquila.