Aids

Descrição: É causada pelo HIV, vírus que ataca as células de defesa do nosso corpo. Com o sistema imunológico comprometido, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, um simples resfriado ou infecções mais graves como tuberculose e câncer. O próprio tratamento dessas doenças, chamadas oportunistas, fica prejudicado.

Transmissão: O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno. Assim se pega: sexo vaginal sem camisinha; sexo anal sem camisinha; sexo oral sem camisinha; uso da mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado, mãe infectada pode passar o HIV para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação; instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados. Assim não se pega: sexo, desde que se use corretamente a camisinha; masturbação a dois; beijo no rosto ou na boca; suor e lágrima; picada de inseto;aperto de mão ou abraço; talheres e copos; assento de ônibus; piscina; banheiros; pelo ar; doação de sangue; sabonete, toalha e lençóis.

Prevenção: Uso da camisinha.

Sintomas: A Aids não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Mas os sintomas iniciais geralmente são semelhantes e comuns a outras doenças. Os mais frequentes são gripe persistente, perda de peso, diminuição da força física, febre intermitente (a pessoa fica febril e melhora, e febril novamente com muita frequência), dores musculares, suores noturnos, diarreia.

Tratamento: Aids é considerada uma doença de perfil crônico. Isso significa que é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento e uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal. Há alguns anos, receber o diagnóstico de Aids era quase uma sentença de morte. Atualmente graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes, é possível ter uma sobrevida cada vez maior. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde.

Links para Pesquisa (Artigo):

Vídeos:

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.