Esquizofrenia

Descrição: É um severo transtorno do funcionamento cerebral.

Causa: Apesar da exata origem não estar concluída. A origem viral e traumas encefálicos não estão descartados. A esquizofrenia é provavelmente um grupo de doenças relacionadas, algumas causadas por um fator, outras, por outros fatores. Sua origem é complexa e multifatorial. Com a esquizofrenia, nunca se conseguiu identificar fatores de risco, exceto o parentesco com algum esquizofrênico.

Prevenção: O ideal é observar o indivíduo desde os primeiros sintomas.

Sintomas: A esquizofrenia pode desenvolver-se gradualmente, tão lentamente que nem o paciente nem as pessoas próximas percebem que algo vai errado: só quando comportamentos abertamente desviantes se manifestam. O período entre a normalidade e a doença deflagrada pode levar meses. Por outro lado há pacientes que desenvolvem esquizofrenia rapidamente, em questão de poucas semanas ou mesmo de dias. A pessoa muda seu comportamento e entra no mundo esquizofrênico, o que geralmente alarma e assusta muito os parentes. Geralmente os primeiros sintomas são a dificuldade de concentração, prejudicando o rendimento nos estudos; estados de tensão de origem desconhecida mesmo pela própria pessoa e insônia e desinteresse pelas atividades sociais com conseqüente isolamento. Além desses, podem ocorrer delírios, alucinações, discurso e pensamento desorganizado e alteração de comportamento.

Tratamento: Medicações antipsicóticas ou neurolépticos, que contribuem para redução dos sintomas (em especial alucinações e delírios).