Endocardites

Descrição: Endocardite significa inflamação das estruturas internas do coração. Se for causada por um agente infeccioso como uma bactéria ou fungo, chamamos de endocardite infecciosa. A endocardite acomete principalmente as válvulas cardíacas. Forma-se geralmente quando uma bactéria circulante na corrente sanguínea se aloja em uma das válvulas, multiplicando-se e formando o que chamamos de vegetação.

Causa: O evento mais importante e essencial para o surgimento da endocardite é a bacteremia, ou seja, a circulação de bactérias pelo sangue. Esse é um dos motivos pelo qual não se deve atrasar o tratamento de infecções, seja dentária, na pele, ou em qualquer outro ponto do corpo. Quanto mais tempo uma infecção existe, maior é o risco destes germes alcançarem a circulação sanguínea. Se por um lado a bacteremia é um fator necessário, por outro, nem toda bactéria que circula no sangue se aloja no coração. Outros fatores colaboram para o risco de adesão dos agentes infecciosos à válvula cardíaca: administração de drogas intravenosas, doença valvar prévia, válvulas cardíacas artificiais.

Prevenção: Nos indivíduos sob alto risco de desenvolver endocardite é indicado o uso profilático de antibióticos antes de procedimentos que possam predispor a bacteremias.

Sintomas: O quadro clínico é muito variável, podendo o paciente apresentar desde sepse grave e insuficiência cardíaca nas endocardites agudas, até quadros mais arrastados de febre de origem obscura nas endocardites subagudas. A história clínica, identificando fatores de risco, associado a um quadro de febre sem causa aparente, surgimento de sopro cardíaco e sinais de embolização periférica, costumam indicar o diagnóstico. O diagnóstico é geralmente feito através do ecocardiograma, identificando a presença de vegetações em uma das válvulas do coração. Em alguns casos pode ser necessária a realização do ecocardiograma transesofágico.

Tratamento: O tratamento é feito obrigatoriamente com antibiótico por via venosa por quatro semanas. Nos casos onde há destruição da válvula cardíaca pela infecção, uma cirurgia de troca valvar é necessária, com implantação de uma válvula artificial.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.