Fibromialgia

Descrição: É uma síndrome que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. Trata-se de uma forma de reumatismo associado à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso.Não é inflamatória.

Causa: Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles: doenças graves, traumas emocionais ou físicos, mudanças hormonais.

Prevenção: Não existe método comprovado. Alguns especialistas indicam atividade física como auxiliar.

Sintomas: A doença incide na nuca, lateral do pescoço, musculatura entre o pescoço e o ombro, ombro, segunda costela, cotovelo, nádegas, quadril e joelhos. Os principais sintomas são dor, desconforto muscular. Além desses, podem ocorrer: cansaço, fadiga inexplicável, tristeza, depressão, dificuldade de concentração, palpitação, sno não reparador, sensibilidade ao frio, sensação de formigamento em mãos e pés e tonteira. Seus sintomas podem provocar alteração do humor e diminuição da atividade física. Pode influenciar também no sono.

Tratamento: O objetivo do tratamento é acabar com a dor, melhorar os distúrbios do sono, melhorar os distúrbios do humor e qualidade de vida. Dividido em medicamentoso não medicamentoso.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.