Glaucoma

Descrição: Elevação da pressão nos olhos. Esse processo comprime as células nervosas, o que as danifica, e eventualmente até causa morte.

Causa: O glaucoma é causado por diferentes enfermidades que, na maioria dos casos, levam a um aumento da pressão no olho. O aumento da pressão é causado por um bloqueio ao fluído no interior do olho.

Prevenção: Normalmente essa doença não pode ser prevenida. Entretanto, a detecção nos estágios iniciais, precocemente, e com tratamento adequado, a cegueira em função do glaucoma pode ser prevenida. As pessoas com histórico familiar importante para doença e acima de 40 anos devem regularmente consultar com oftalmologista para o controle da pressão ocular.

Sintomas: No começo, o glaucoma não apresenta sintomas. A visão permanece normal e não há dor. Porém, à medida que progride, a pessoa com glaucoma pode notar como sintoma a visão periférica gradualmente caindo. Isso significa que objetos em frente podem ser visto claramente, mas os ao lado podem não ser vistos. Se o glaucoma permanecer sem tratamento, a pessoa lentamente perderá a visão periferia. É como se ela visse através de um túnel. Com o tempo, a visão frontal pode decair, até que nenhuma visão permaneça. Glaucoma pode se desenvolver em um ou ambos os olhos.

Tratamento: O glaucoma pode ser tratado utilizando-se colírios, medicamentos orais, cirurgia a laser, cirurgias convencionais e, uma combinação desses métodos. O propósito do tratamento é impedir perda visual ainda maior. Manter a pressão intraocular em níveis baixos, sob controle, é a chave para a prevenção da perda visual nos casos de glaucoma.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.