Sars

Descrição: É uma doença respiratória aguda, contagiosa, e muitas vezes fatal, que se caracteriza por um quadro de pneumonia grave. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mundialmente conhecida como SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome), é uma doença respiratória causada por um coronavírus denominado SARS-CoV (Coronavírus associado à SARS). Até o momento estes vírus não eram patogênicos para o homem, embora possam causar doença grave em animais. O SARS-Cov parece ser uma nova cepa do coronavírus. A SRAG foi primeiramente descrita na Ásia, em fevereiro de 2003, e poucos meses depois sua ocorrência já era descrita em cerca de 29 países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, até sua contenção global em meados de 2003.

Transmissão: É transmitida de pessoa a pessoa, por inalação de partículas/gotículas respiratórias infectantes. Pode ser transmitida também por contato direto com superfícies ou objetos contaminados com material infectante (fezes, urina ou secreções respiratórias).

Prevenção: Evitar contato com pessoas doentes portadoras do vírus SARS-CoV, Em caso de viagem para áreas de ocorrência do vírus, evitar contato ou manipulação de animais silvestres naturalmente infectados, na China e partes do Sudeste da Ásia.

Sintomas: Os principais sinais e sintomas são: febre alta, mal-estar geral, dor muscular, cefaléia e tosse seca.

Tratamento: Não existe tratamento específico. O tratamento é sintomático , de suporte.

Links para Pesquisa (Artigo):

Dilemas éticos gerados pela SARS

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.