Qualidade de vida do fonoaudiólogo brasileiro frente à pandemia da Covid-19

Equipe de pesquisadores:

• Rubens Nasciutti Neto

Fonoaudiólogo, Pós graduado em Clínica Especializada Endocrinologia. - (Lattes)

• Yleris de Cássia de Arruda Mourão

Fonoudióloga, Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. - (Lattes)

O que foi feito nessa pesquisa?

O objetivo principal dessa pesquisa realizada no Hospital Geral de Goiânia, foi descrever a qualidade de vida (QV) do fonoaudiólogo brasileiro e relacionar com aspectos sociodemográficos, profissiográficos e relativos à atuação na pandemia de COVID-19. Participaram do estudo, 609 fonoaudiólogos que atuavam em território nacional durante a pandemia . Os profissionais foram recrutados por meio de canais de mídia social e preencheram um questionário digital específico para Fonoaudiólogos. A análise dos dados coletados indicaram que esses profissionais, apresentaram mais baixos escores de QV nos domínios psicológico e meio ambiente, verificando-se ainda que a sua QV está relacionada a fatores como sexo, cor/raça, presença de companheiro, ambientes de atendimento, atuação direta com pacientes de COVID e diagnóstico de COVID-19.

Qual o benefício dessa pesquisa para a população?

O fonoaudiólogo brasileiro trabalha na linha de frente e tem papel de destaque no combate à pandemia. Essa pesquisa , aponta que o uso equilibrado das redes sociais, o cuidado pessoal e a empatia são meios de amenizar os impactos na qualidade de vida desses profissionais. O estudo trouxe dados importantes para que os Gestores em Saúde consigam identificar com mais facilidade os principais fatores que comprometeram a QV desses profissionais que atuaram durante a pandemia da COVID-19 .

Trabalho completo