Avaliação do controle de qualidade de concentrado de plaquetas randômicas produzidas em 2020 pelo Hemocentro Regional de Rio Verde

Equipe de pesquisadores:

  • Joice Vieira Cabral

    Especialista em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde com ênfase em Serviços de Hemoterapia. - (Lattes)

     

  • Luciana Pinheiro Vaz

    Biomédica, Mestre em Genética pela Universidade Católica de Goiás (2009). - (Lattes)

     


O que foi feito nessa pesquisa?

O objetivo principal dessa pesquisa foi avaliar a qualidade dos concentrados de plaquetas randômicas produzidos no Hemocentro Regional de Rio Verde- GO, no ano de 2020. Para isso, foi realizada uma análise de 120 amostras durante o período de 12 meses, a fim de observar a qualidade dos hemocomponetes , através do conjunto de dados, seus efeitos, suas potencialidades e o seu ciclo produtivo conforme os requisitos exigidos pela Portaria de Consolidação nº 5 de setembro de 2017. Os resultados obtidos mostraram os seguintes graus de conformidades: 100 % para os parâmetros, contagem de leucócitos, pH e volume; 85,8 % na contagem de plaquetas, 99,16% na inspeção visual (swirling) e em um dos meses avaliados, o controle microbiológico apresentou 90% de conformidade, tornado o resultado não conforme, visto que o estabelecido na legislação é de 100% de conformidade neste parâmetro.


Qual o benefício dessa pesquisa para a população?

O controle de qualidade nos serviços de hemoterapia visa o monitoramento, avaliação de resultados e correções necessárias, desde a coleta do sangue do doador, seu processamento, até a distribuição final do hemocomponente, para garantir o máximo de segurança e eficácia para o paciente, durante o processo transfusional. Além disso, com uma rotina de controle de qualidade, é possível validar todo o processo e garantir a segurança transfusional com o monitoramento dos resultados e o uso de indicadores, assegurando que o produto final atenda ou supere os requisitos, favorecendo a sua eficácia terapêutica. Com essa pesquisa, foi possível avaliar a qualidade dos concentrados de plaquetas produzidos na unidade em estudo e contribuir para as ações de gestão, que visam o aumento da qualidade dos hemocomponentes produzidos.

Resumo publicado

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.