Abordagem odontológica na Síndrome de Proteus: relato de caso

Equipe de pesquisadores:

• Vilma Inutuka Pereira Rocha

Odontóloga, Mestre em Ciências Ambientais e Saúde PUC/GO - (Lattes)

• Letícia de Paula Cauhi

Odontóloga, Pós-graduada em Odontopediatria pela UNESP Araraquara - (Lattes)

O que foi feito nessa pesquisa?

Essa pesquisa se trata de um relato de caso onde foi descrito a condição de uma criança com a síndrome de Proteus (SP) atendida no serviço odontológico do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER. A paciente é do sexo feminino, faz acompanhamento odontológico com crescimento assimétrico da face, membros inferiores e superiores. Apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, osteopenia (perda de massa nos ossos), não fala, é dependente para realizar as atividades diárias. A erupção dos dentes decíduos (primeiros dentes) iniciou-se aos 4 meses de idade e a dentição permanente aos 4 anos. Ao exame clínico atual, com a criança aos 12 anos e 2 meses, foi observado, hipoplasia (formação incompleta ou defeituosa) do esmalte nos dentes do lado direito, prognatismo (desarmonia facial) mandibular, atresia maxilar(estreitamento da arcada superior no sentido transversal), palato ogival (estreitamento ou curvatura do centro do palato) e mordida cruzada anterior (desalinhamento entre os dentes superiores e os dentes inferiores.

Qual o benefício dessa pesquisa para a população?

As intervenções realizadas foram: restaurações em resina composta, extrações dentárias, orientação de higiene bucal e aplicação tópica de flúor. A abordagem odontológica nos casos graves da SP deve ser individualizada com ênfase à higiene bucal e à remoção de fatores traumáticos que lesam tecidos moles e provocam dor. Cirurgiões-dentistas devem estar preparados para o manejo desses pacientes, portanto, a conscientização desses profissionais sobre essas condições, pode contribuir para um melhor diagnóstico das condições bucais, planejamento e tratamento odontológico à luz das particularidades da SP em cada indivíduo, com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida.

Trabalho completo