HUGO - Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz
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Diretoria
- Diretor-geral: Francisco Pereira Borges
(62)3201-4420 /diretoriageral@hugo.org.br
- Diretor Técnico: Luis Henrique Ribeiro Gabriel
(62) 3201-4420 /diretoriageral@hugo.org.br
- Diretor Administrativo: Queiliene Rosa dos Santos
(62) 3201-4420 / diretoriageral@hugo.org.br
Prestação de Contas
Acesse à página de Acesso à Informação referente à OS gestora do HUGO
Localização
Avenida 31 de Março, s/n – São Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-300
O Hospital de Urgências de Goiás – Dr.Valdemiro Cruz – HUGO é referência em traumatologia e foi idealizado para prestar atendimento de caráter de urgência e emergência de média e alta complexidade.
Inaugurado em 1991, o HUGO é o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás, e além da assistência, também é um hospital de ensino, pesquisa e extensão universitária.
O hospital tem programas como o de microcirurgia, que realiza procedimentos como reconstituição de órgãos, reparação cirúrgica e reconstrução de membros inferiores, superiores da face e até reimplantes. O HUGO possui 387 leitos para internação e centro cirúrgico com 10 salas em funcionamento.
Informações
- Enfermaria masculina – 16 leitos;
- Enfermaria feminina – 10 leitos
- Emergência– 10 leitos;
- Internação Clínica Médica – 70 leitos;
- Internação Clínica Cirúrgica – 107 leitos;
- Traumatologia – 111 leitos, sendo 06 de carceragem;
- UTI – 57 leitos.
Oferece instalações e equipamentos adequados para a execução de exames laboratoriais, serviços de imagem, incluindo tomografias.
A sala da Ouvidoria do Hugo funciona na sede da unidade.
Endereço: Avenida 5ª Radial, Setor Pedro Ludovico, Goiânia/GO. Contatos: (62) 3201-4348 / ouvidoria@hugo.org.br
Ouvidora: Célia Regina Losano dos Santos
As atribuições da Ouvidoria incluem receber as manifestações dos cidadãos (solicitações, reclamações, denúncias, sugestões ou elogios) e encaminhar aos responsáveis para melhorar a prestação de serviço; fornecer informações sobre o funcionamento do SUS e os direitos dos cidadãos; realizar a mediação de situações emergenciais e conflitos; identificar necessidades e entraves existentes no SUS; buscar soluções para as queixas e indagações dos cidadãos; e promover a excelência no atendimento, com o fortalecimento da cidadania e o favorecimento da prática de gestão participativa.
O Hugo possui 1.049 colaboradores celetistas.
O Hugo oferece atendimentos nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Clínica Médica Clínica, Vascular, Endocrinologia, Geriatria, Hematologia Infectologia, Neurocirurgia, Neurologia clínica, Ortopedia e Traumatologia e Pneumologia.
Acreditação – desde que recebeu o título de Acreditação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em dezembro de 2016, o HUGO integra um seleto grupo nacional: o de hospitais públicos com perfil de trauma que têm essa certificação, concedida somente a outras duas unidades – uma em São Paulo e outra em Pernambuco;
2001, 2002, 2004 e 2005: o Hugo foi certificado como Hospital Regional do Ano para o Estado de Goiás, depois de vencer as pesquisas anuais do Prêmio Top Hospitalar da revista Guia de Fornecedores Hospitalares;
2003 – O Centro Goiano de Voluntários da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) certificou o Hugo por sua destacada participação nas atividades de apoio e fortalecimento do voluntariado no Estado, serviço reconhecido pela unidade de saúde até os dias atuais.
Projetos
O Hugo oferece estágios a estudantes de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Biomedicina de diversas instituições de ensino da capital. O estágio é supervisionado por profissionais das instituições de ensino. Entre as instituições parceiras estão:UNIFAN, UNIEVANGÉLICA, ESTÁCIO DE SÁ, FACUNICAMPS, UFG, PUC-GOIÁS E UNIRV. Toda a estruturação e organização está engrenada com o envolvimento e dedicação da Divisão de Ensino do Hugo .
A Comissão de Humanização desenvolve vários projetos com objetivo de humanizar e qualificar o atendimento médico oferecido na unidade. Além da assistência em saúde, o hospital também se preocupa com os aspectos sociais e emocionais dos pacientes internados em suas dependências.
Projetos de Humanização ativos:
Missa mensal na última quarta-feira de cada mês;
Culto Evangélico;
Refeições aos acompanhantes/paciente que não tem condições;
Sessão Pipoca à pacientes que têm dieta liberada nas enfermarias de 15 em 15 dias; Projeto Empatinhas – visita canina nas enfermarias;
Doação de roupas a pacientes/acompanhantes;
Kits de Higiene para pacientes que precisam;
Projeto Ler é distração.
Informações para Familiares e Amigos de Pacientes
Pacientes menores de 18 anos, com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com necessidades especiais têm direito a um acompanhante – exceto nas UTIs, Emergência e Centro Cirúrgico;
– O acompanhante deve ter idade igual ou superior a 18 anos e precisará da “autorização de acompanhante”, após avaliação da enfermeira ou supervisora do setor de internação;
– Por motivos de segurança, a permanência de acompanhantes gestantes deve ser evitada;
– O acompanhante deverá permanecer sempre junto ao paciente. Não é permitido entrar em outras enfermarias;
– Em respeito à individualidade do paciente, somente será permitido acompanhante do mesmo sexo do interno;
– A troca de acompanhante fora dos horários estipulados deverá ser autorizada pelo enfermeiro supervisor;
– Caso necessário, os profissionais solicitarão aos acompanhantes e/ou visitantes que aguardem no hall do andar, durante a realização de determinados procedimentos;
– Em casos especiais, em que o acompanhante necessite se ausentar da unidade, o retorno do mesmo poderá ser realizado até as 11 horas, no período matutino; após as 17 horas, no período vespertino; e até as 22 horas, no período noturno;
– É obrigatória a devolução do crachá na Recepção Social. Em caso de perda ou extravio, o acompanhante deverá apresentar um boletim de ocorrência;
– Esteja atento aos seus pertences deixados no guarda-volumes, especialmente em caso de transferência ou alta hospitalar do paciente. Os objetos serão descartados, caso não sejam retirados em até 30 dias;
– A autorização de permanência de acompanhantes poderá ser cancelada, caso haja descumprimento das normas descritas.
- Visita religiosa – das 11h às 11h30.
- Enfermarias térreo (1 a 4) – das 13h às 14h.
- Enfermarias 2º andar – das 14h às 15h.
- Enfermarias 3º andar – das 16h30 às 17h30.
- Enfermarias 4º andar – das 15h30 às 16h30.
- UTIs 1 e 2 – das 14h30 às 15h30.
- UTIs 3 e 4 – 16h às 17h.
Todos os visitantes (inclusive menores de idade) devem apresentar documento válido na Recepção Social e portar, em local visível, crachá ou etiqueta de identificação fornecido;
– Ao sair do hospital, o crachá ou etiqueta de identificação deverá ser devolvido;
– Menores de 18 anos, independentemente do grau de parentesco, deve estar acompanhados de um responsável legal;
– Para os menores de 12 anos, as visitas devem ser agendadas com antecedência de um dia, para serem avaliadas pelo Setor de Psicologia;
– Pacientes em isolamento ou em UTI só podem receber visitas com acompanhamento e devidamente instruídas por profissionais do HUGO;
– As visitas podem atrasar ou ser interrompidas, em decorrência da realização de procedimentos necessários;
– É permitida a visita de um representante religioso por vez, desde que solicitado pelo paciente e/ou familiar, respeitando o horário preestabelecido (conforme previsto na Lei nº 9,982, 14/07/2000, art. 2º da assistência religiosa);
– Visita a pacientes com escolta policial somente será permitida mediante apresentação de autorização emitida pelo Poder Judiciário ou Delegado de Polícia, conforme o caso;
– Para segurança e adequada recuperação dos pacientes, nas enfermarias é permitido apenas um visitante por interno e, nas UTIs, no máximo, dois – sendo um por vez. Em casos excepcionais, será permitida a presença de um acompanhante para crianças e visitante que apresentar condição que exige apoio (mobilidade prejudicada, por exemplo).
Para saber o estado de saúde dos pacientes internados, ligue para a Recepção Social, por meio dos telefones: (62) 3201-4455, 3201-4444 e 3201-4355. Funcionamento 24h.
Recomendações gerais
– Traga objetos de higiene pessoal para uso do paciente, tais como: sabonete, desodorante, creme dental, escova de dente, barbeador, absorvente, chinelos etc;
– Auxilie nos cuidados com o paciente, quando solicitado pela equipe de enfermagem (banho, mudança de posição etc);
– Comunique se houver dúvidas ou preocupações e, caso não compreenda as orientações, pergunte novamente;
– Pergunte sobre o diagnóstico do paciente, os exames aos quais está sendo submetido, o plano de tratamento, os medicamentos que está recebendo e o porquê;
– Evite utilizar o telefone celular nas enfermarias, corredores e postos de enfermagem;
– Devido às variadas influências sociais e culturais, evite o uso de roupas sumárias (roupas muito curtas, mini blusas, transparências, decotes pronunciados, shorts e outros) em ambiente hospitalar;
– Lembre-se: mantenha sempre o silêncio. O silêncio e a tranquilidade do ambiente hospitalar são fundamentais para a recuperação dos pacientes.
Não é permitido:
– Fumar nas dependências do Hospital (Lei nº 8811, 02/06/2009);
– Falar alto e produzir barulhos excessivos;
– Manusear materiais e equipamentos utilizados no tratamento e monitoramento dos pacientes, tais como: soros, registros de oxigênio etc;
– Entrar ou permitir a entrada de alimentos e bebidas de qualquer natureza (exceto nos casos avaliados e autorizados pela Seção de Nutrição);
– Sentar ou deitar na cama do paciente ou no chão;
– Trazer travesseiros, lençóis, cobertores e/ou roupas de casa para o paciente;
– Entrar com aparelhos eletrônicos, como televisores, rádios, ventiladores ou circuladores de ar e computador/notebook;
– Ministrar medicação ao paciente, realizar curativos e outros procedimentos;
– Permanecer com os televisores institucionais ligados após as 22 horas;
– Circular em outras alas e enfermarias, além daquelas onde o paciente está internado;
– Filmar e fotografar nas dependências do hospital, o paciente e procedimentos realizados.
- Traga objetos de higiene pessoal para uso do paciente, tais como sabonete, desodorante, creme dental, escova de dente, barbeador, absorvente, chinelo etc.
- Auxilie nos cuidados com o paciente, a exemplo de banho e mudança de posição, quando solicitado pela equipe de enfermagem.
- Fale se você tem dúvidas ou preocupações. Se não entender, pergunte novamente.
- Informe-se sobre o diagnóstico do paciente, os exames aos quais está sendo submetido, o plano de tratamento, os medicamentos que está recebendo e porquê.
- Evite utilizar o telefone celular nas enfermarias, corredores e postos de enfermagem.