Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM

Diretoria

Prestação de Contas

Localização

Avenida Tanner de Melo, Qd - Gleba 02, LT - Parte 02, Bairro Fazenda Santo Antônio - Aparecida de Goiânia - GO - 74993-551

O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM, é uma unidade da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Goiás, articulados com os demais serviços do sistema de saúde, com oferta de tratamento em regime ambulatorial para pacientes em casos de transtorno mental moderado, grave e persistente. O Centro também oferta atendimento em regime ambulatorial e de internação para casos graves e de alta complexidade em dependência química (adicção), decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A unidade de Aparecida de Goiânia foi inaugurada em 23 de junho de 2016.

A instituição é hospitalar e, por tanto, realiza diagnóstico, tratamento e acompanhamento longitudinal. O protocolo terapêutico está alicerçado no atendimento médico, multiprofissional e psicoeducacional.

Informações

Estrutura Física

Localizado no município de Aparecida de Goiânia, o CRESM – Prof. Jamil Issy ocupa um terreno de 99 mil metros quadrados, com área construída de 10 mil metros quadrados. A instituição médica dispõe de 108 leitos, dos quais 96 são para internação e 12 para a desintoxicação. Com base no contrato de gestão a unidade possui a capacidade de ofertar por volta de 3.3 mil atendimentos mensais, entre demandas ambulatoriais e multiprofissionais. Os leitos hospitalares estão distribuídos em 84 leitos para o público masculino e 24 para o feminino.

A instituição não realiza internação de adolescentes e nem de crianças, como concebido inicialmente, pois o número de procura e adesão revelou-se reduzido. Como é um projeto inovador, na área pública brasileira, ele foi projetado a partir de estudos dos casos de sucesso no setor privado nacional e internacional.

A unidade de saúde pública e gratuita interna o público adulto (masculino e feminino), o ambulatório atende também a pacientes adolescentes, que têm grande dificuldade de aderirem espontaneamente ao tratamento. Na internação existe três núcleos dois masculinos e um feminino.

Em todos os núcleos masculinos existem ambulatório médico com consultórios, anfiteatro, área de musculação, salas para Terapia Ocupacional, três Unidade de Tratamento Residencial (UTR), com capacidade para 12 leitos, em cada uma, visando sociabilizar os pacientes. Cada UTR tem seu Posto de Enfermagem, com assistência médica 24 horas. Para cada UTR existe um canil e uma horta. Além de uma área para lazer, com jogos de mesa e de rede.

O Núcleo feminino conta com duas casas, sendo 12 leitos cada. Há salas ambulatoriais, médicas e para Terapia Ocupacional, além do canil e da horta. Todos os três núcleos são separados.

No centro da unidade, atrás da Praça Coliseu, onde os familiares ficam durante a visita aos pacientes, existem piscinas adulto e infantil, quadra poliesportiva, vestiário masculino e feminino, quadra poliesportiva e campo de futebol.

No âmbito da internação, o tratamento sempre se inicia pelo setor da Detox (desintoxicação), onde o paciente permanece 7 dias (drogas ilícitas) e 14 para álcool, pois é a adicção que exige maior esforço do paciente. Existem dois espaços para a desintoxicação (feminina e masculina), com 12 leitos hospitalares cada. Há nesses espaços, uma unidade de pronto atendimento, para reanimação e estabilização, para posterior envio a uma unidade de saúde pública indicada.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.