Conferência Estadual de Saúde discute fortalecimento do SUS em Goiás

Em sua décima edição, evento reúne gestores, profissionais e usuários da saúde em busca de propostas para a melhoria do sistema público

Mesa diretora do primeiro dia da 10ª Conferência Estadual de Saúde, no auditório da Sesg

Com o objetivo de debater e propor políticas para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS), teve início na manhã dessa segunda-feira (29/05), a 10ª Conferência Estadual de Saúde, realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-GO), com apoio do Governo de Goiás/Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). O evento reúne gestores, profissionais, usuários e prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, o conselheiro nacional de Saúde, Júlio Pontes; o secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio; e o presidente CES-GO, Walter Monteiro.

"O objetivo desses três dias de conferência é elaborar propostas que fortaleçam o sistema público de saúde, bem como promover um SUS que, efetivamente, cumpra seus princípios de universalidade, integralidade e equidade", explica o presidente do CES-GO, Walter Monteiro, sobre a conferência, que é realizada, simultaneamente, com a 17ª Etapa da Conferência Nacional de Saúde.

As discussões em nível estadual já ocorreram nas conferências municipais e regionais de saúde, envolvendo cerca de 1,4 mil participantes. Pela primeira vez, a conferência conta, este ano, com a participação de 226 municípios. As propostas apresentadas e aprovadas serão apresentadas na Conferência Nacional, programada para ocorrer de 2 a 5 de julho, por 96 delegados eleitos na fase estadual.

O secretário Sergio Vencio explica que foram recebidas contribuições de 226 municípios, empregando um processo de filtragem das ideias que serão apresentadas na conferência nacional. Vencio também expressa o compromisso da SES-GO em combater a corrupção de forma séria, anunciando a implementação de um sistema automatizado para monitorar os contratos de gestão e garantir a gestão transparente dos recursos.

“A Secretaria de Saúde está empenhada em combater a corrupção de forma muito séria. Iremos apresentar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas a forma automatizada em que a secretaria passará a fazer o controle de todos os seus contratos de gestão, para que tudo seja feito corretamente e todo o dinheiro que existe na secretaria seja acompanhado de forma transparente, através do uso de tecnologia", acrescentou o secretário.

Luana Avelar (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial