Conferência Estadual de Saúde destaca valorização dos pilares do SUS

Realizado Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-GO), de 29 a 31 de maio, evento teve como tema central Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia

Encontro também promove reflexões sobre os desafios do SUS e busca soluções para fortalecê-lo

A 10ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás, realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-GO) e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), dos dias 29 a 31 de maio, teve como tema central Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia. O evento destacou a importância de valorizar os pilares fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), promover reflexões aprofundadas sobre seus desafios e buscar soluções para fortalecê-lo.

Durante a conferência, foram debatidos quatro eixos temáticos que orientaram as discussões: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; o Papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Walter Monteiro, presidente do CES-GO, destacou que as principais demandas levantadas durante a conferência incluem a criação de um plano de carreira único do SUS, a garantia da implementação da política nacional de saúde mental, a revogação da EC 95, a criação de uma rede de atenção às pessoas neurodiversas, o pagamento do piso salarial da enfermagem, o fortalecimento da atenção primária e a implementação de uma carreira única nacional para os trabalhadores do SUS.

"Essas são as principais deliberações que foram tomadas na 10ª Conferência de Saúde de Goiás. Sempre com norte, porque defender a vida é defender o SUS, defender o SUS é defender a vida, porque um outro amanhã é possível", concluiu Walter.

Com a conclusão desta etapa estadual, a expectativa agora é encaminhar as propostas aprovadas para a realização da Conferência Nacional de Saúde, que vai reunir representantes de todo o país. Essas propostas têm como objetivo orientar as políticas públicas de saúde, influenciando diretamente na melhoria do SUS e na garantia do direito à saúde para todos os cidadãos brasileiros.

Luana Avelar (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial