3ª Avaliação Goiás Contra o Aedes

Marcelo Castro Ministro da Saúde veio a Goiânia nesta quarta-feira, 09/03, e participa de encontro com prefeitos e secretários de saúde envolvidos no combate ao Aedes Prefeitos e secretários de saúde dos 246 municípios goianos reúnem-se na quarta-feira, dia 9 de março, para avaliar o segundo ciclo de visitas a domicílios da força-tarefa Goiás Contra o Aedes.

A força-tarefa tem como meta vistoriar, por seis vezes, apenas no primeiro semestre, todos os imóveis do Estado, além de conscientizar a população para o trabalho contínuo de combate a criadouros e erradicar o mosquito em Goiás. As visitas são realizadas pelos municípios, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio do Corpo de Bombeiros. O primeiro ciclo ocorreu em janeiro e o segundo em fevereiro.

Além da operação, o ministro e o governador avaliarão conjuntamente o enfrentamento das doenças causadas pelo Aedes aegypti e os desafios da Saúde Pública do País na erradicação do mosquito. Na ocasião, também serão entregues aos prefeitos os mapas de vigilância e eliminação de focos de suas cidades.

O Presidente do Conselho Estadual de Saúde Venerando Lemes, explica a importância da Certificação dos municípios que terá prazo de seis meses. “A inspeção para sua emissão será feita por técnicos das Regionais de Saúde ou Nível Central da Secretaria. O município certificado receberá a contrapartida estadual em dobro para os meses de julho e dezembro de 2016”. È por isso que todos os municípios do Estado de Goiás vem combatendo o Aedes aegypti.

Fotografia/Texto: Fabrício Castro

Comunicação Setorial