Mais um Movimento “Todos pela Saúde, em Defesa do SUS” realizado pelo Ces-Go em Anápolis

O financiamento do SUS vem a cada ano diminuindo, pois é disponibilizado um recurso menor, e os municípios não dão conta mais de fazer saúde. O objetivo é esclarecer os usuários o momento queo SUS está vivendo ao risco de financiamento e organizar uma caravana para participar da marcha em Defesa da Saúde do Brasil, da Saúde do Povo Brasileiro, da Democracia e do SUS, que acontecerá dia 1 de dezembro, em Brasília (DF).

“Medicamento de alto custo, efetivamente vai sofrer retalhação, ou seja, o financiamento vai diminuir e no ano que vem muitos destes usuários não receberão os seus medicamentos”. Explica o Presidente do Conselho Estadual de Saúde Venerando Lemes.

E esta mobilização foi realizada hoje dia 24 de novembro na cidade de Anápolis e contou com a participação do Prefeito João Batista Gomes Pinto e também com a presença da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde.

O processo de subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) teve continuidade em 2014 e será ainda mais grave em 2015 e 2016. O déficit orçamentário passou de R$ 3,8 bilhões, em 2014; para R$ 5,9 bilhões, em 2015, e a previsão para 2016 é de R$ 16,6 bilhões a menos no orçamento geral. Esse déficit de recursos se refletirá diretamente na queda de qualidade do atendimento à população, nas diferentes unidades e serviços oferecidos pelo SUS.

Comunicação Setorial

Fotografia/Texto: Fabrício Castro