CES-GO participa do III Encontro Presencial do Curso de Educação Permanente

Venerando Lemes, Presidente do CES-GO participa do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde é uma estratégia de implementação da educação permanente como uma forte ferramenta de gestão de processos de trabalho. A concepção e o planejamento pedagógicos do curso contribuem para a construção de cenários que propiciam a reflexão contínua sobre a prática, visando ampliar as capacidades institucionais e profissionais. A estrutura do curso permite a inserção de atores com distintas funções, diferentes experiências e necessidades de formação. Cada unidade de aprendizagem está referenciada a uma dimensão concreta do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelo facilitador de educação permanente, que incorpora processos de trabalho e valoriza a diversidade profissional.

E tem como objetivo instrumentalizar para a utilização da educação permanente como metodologia para o desenvolvimento de uma consciência crítica, com vistas a mudança de atitudes nos processos de trabalho. Apresentar o conceito de saúde, segundo uma concepção ampliada e positiva, considerado como direito de cidadania, reconhecido na Constituição do país e materializado nas condições de existência das pessoas e na qualidade de vida das comunidades. Ampliar a reflexão sobre a importância do trabalho integrado nas áreas da saúde e da educação.

A proposta político-pedagógica que orienta o curso, a avaliação é parte integrante do processo de aprendizagem, realizada ao longo do curso, com base em critérios e nas atividades realizadas. A avaliação é prioritariamente formativa, com foco no processo de construção do conhecimento necessário à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do aluno, seus conhecimentos prévios e sua história de vida.

Comunicação Setorial

Fotografia/Texto: Fabrício Castro