Conselho Estadual de Saúde realizá a 8ª Conferência Estadual de Saúde

O Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO) realizará a sua 8ª Conferência Estadual de Saúde entre os dias 23 e 26 de setembro, no Augustus Hotel, em Goiânia. Coordenada pelo pelo presidente do CES-GO, Venerando Lemes, e presidida pelo Secretário da Saúde do estado, Leonardo Vilela, a Conferência traz como tema central a "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas" e é orientada pelo eixo "Direito do Povo Brasileiro". Os objetivos do evento são a reafirmação dos príncípios e das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), previstos na Constituição de 88, a ampliação do diálogo com a sociedade goiana, fortalecendo o Controle Social, além da avaliação da situação de saúde atual e a elaboração de propostas para os gestores do SUS.

A etapa estadual foi precedida pela realização de 246 conferências municipais e 18 conferências de caráter regional. Com essa marca, Goiás se estabelece como o único estado do país a contemplar a totalidade de municípios – com a exceção de Roraima que possui 19 municípios – e de suas regionais de saúde. É preciso salientar a inovação desse ano proposta pelo CES-GO em conceber e executar as conferências nas regionais de saúde do estado. Enquanto as conferências municipais possibilitaram uma abordagem mais localizada sobre a situação de saúde, considerando a realidade própria de cada município para a orientação dos gestores, as conferências regionais deram condições para se avaliar o sistema de Regionalização, uma das diretrizes do SUS previstas em lei.

História e Simbolismo

As Conferências de Saúde surgiram ainda na década de 30 e foram mantidas pela Lei 8.142 de 1990 como instâncias colegiadas, a serem realizadas a cada quatro anos, com representantes dos muitos segmentos sociais, cuja missão é avaliar e propôr diretrizes para as políticas de saúde dos níveis municipais, estaduais e nacional. A Conferência Estadual desse ano é a oitava realizada por Goiás o que possui caráter simbólico e aumenta a importância do evento, pois foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde, na década de 80, que criou os fundamentos que deram origem ao SUS na Constituição de 1988. A etapa estadual servirá de subsídio para a nacional, que ocorrerá em dezembro desse ano, em Brasília