Presidente do CES-GO participa da nova sede do Conselho Municipal de Saúde de Trindade

O presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO) Venerando Lemes e o Secretário Executivo Ricardo de Pina participaram da inauguração da nova sede do Conselho Municipal de Saúde de Trindade, localizado Rua 09, Nº 67, Vila Pai Eterno, próximo ao Hospital Trindade.

Nos debates foram enfatizados a necessidade de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS como bases essenciais para o aperfeiçoamento das políticas de saúde, a redução das desigualdades sociais e territoriais, como mecanismo de construção da justiça social, na forma prevista na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

Os desafios políticos relacionados à promoção e proteção da saúde são da mesma natureza dos desafios da atenção, porém com algumas particularidades. A principal delas é o fato de que muitas das políticas de promoção e proteção possuem uma trajetória própria, algumas inclusive são anteriores ao próprio SUS (PNI, SISLAB, FUNASA etc.), outras ainda embrionárias. A ideia é promover o debate e fazer proposições para o fortalecimento e defesa do Sistema único de Saúde (SUS), com foco na redução das desigualdades sociais e promoção da qualidade de vida das pessoas.