Presidente do CES-GO participa da posse da mesa Diretora do CETRAN-GO

O presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO), Venerando Lemes, e o Secretário Executivo, Ricardo de Pina, participaram da nova diretoria do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) que foi empossada nesta quinta-feira, dia 10, em solenidade no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O presidente do Cetran é Horácio Mello. A entidade é composta por 22 membros, 11titulares e 11 suplentes – representantes do Detran, da Polícia Militar, Agetop, Crea, OAB-GO, Sindicatos de Trânsito e de Transportes, além das prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. O mandato é de quatro anos.

O governador Marconi Perillo enfatizou a violência do trânsito brasileiro e mencionou que a grande maioria dos pacientes atendidos nos hospitais de urgência em Goiás é de vítimas de acidentes.

Criado em 1956, o Cetran é a última instância para o julgamento de recursos administrativos de infrações de trânsito. No entanto, de acordo com o presidente, a meta será inverter essa atribuição que por muito tempo foi prioritária para atender às demandas da população relacionadas ao trânsito como solicitações de sinalização como faixa de pedestres, por exemplo.

Outras metas serão propor ações para a redução de acidentes conforme determina a Década de Ação pela Segurança Viária (2011-2020), criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e também a municipalização da gestão de trânsito – atualmente apenas 36 dos 246 municípios goianos têm a gestão do trânsito municipalizada.